DESTAQUE

    Posts em Destaque

    Ícones Sociais






Loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Faculdade Já - Estudantes têm chances de concorrer a uma vaga na faculdade durante todo o ano


Duas alternativas para quem foi reprovado no vestibular das universidades públicas: o Faculdade Já, um site similar ao Sisu (Sistema de Seleção Unificada) que permite aos estudantes disputarem vagas em universidades particulares; e as provas de transferência das instituições de ensino superior.
A Faculdade Já, que começou a funcionar este ano, é uma associação de sindicatos de instituições particulares e empresas. O sistema ajuda vestibulandos a se encaixarem em universidades privadas usando a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Atualmente, 56 instituições de ensino superior estão cadastradas no site, com 2.908 vagas abertas.
Para concorrer a uma das chances, oferecidas em um dos 45 cursos disponíveis no Faculdade Já, é necessário se inscrever apenas com nome e e-mail no site. Após o cadastro, o candidato escolhe uma carreira e a instituição de sua preferência. São cobrados, então, dados mais específicos, como endereço e CPF.
Os estudantes podem usar o resultado das duas últimas edições do Enem. As oportunidades valem para todo o país, e outras 32 universidades e centros universitários devem aderir ao programa em breve. Na carreira de administração, uma das mais procuradas no Faculdade Já, há 490 vagas abertas em 24 faculdades.
Transferência
Outra alternativa são as provas de transferências. Até maio de 2011, as universidades devem começar a divulgar as regras e prazos para os processos seletivos. Em geral, os exames acontecem no final do primeiro semestre. Quem for aprovado no exame de transferência só vai ingressar no curso em 2012.
O candidato, na maioria das vezes, já deve ter cursado no mínimo seis meses em uma universidade - seja pública ou particular - para pedir a transferência. As regras variam de instituição para instituição, mas todas pedem uma prova de conhecimentos gerais, com vagas que sobraram do vestibular para determinados cursos.
Em grandes universidades - USP (Universidade de São Paulo), Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), por exemplo - a direção dos cursos pode planejar exames independentes, com as vagas que sobrarem.
Por isso, é bom que o estudante entre em contato com a faculdade de seu interesse e fique atendo às informações que forem divulgadas. Além de sobras do vestibular, as vagas oferecidas para transferência costumam vir de alunos que desistiram dos cursos no primeiro ano.
No caso da Unesp (Universidade Estadual Paulista), por exemplo, um dos fatores que fazem sobrar muitas vagas no vestibular é a localização dos campi, no interior do Estado. É o que diz Tânia Azevedo, diretora acadêmica da Vunesp (fundação que organiza o vestibular da universidade).
Ela afirma que nem sempre os alunos se adaptam a uma cidade no interior, ou a ficar longe da família.
- Alguns alunos chegam a começar o ano letivo, mas não se adaptam a uma cidade diferente e desistem antes de confirmarem a matrícula. Assim, a vaga volta para a disputa do vestibular ou se torna uma vaga de transferência.

Fonte: r7

Por Leticia Andrade  
Você tem Twitter? Aproveite e siga o @oceventos(www.twitter.com/oceventos)
COMPARTILHAR:

+1

author

Este post foi escrito por: Nome do Autor

Aqui voce coloca sua descrição!

Receba gratuito para sua Caixa de Email
Tecnologia do Blogger.

Marcadores

Curiosidades e Invenções (419) Famosos (324) Filmes / séries / desenhos / TV (304) Música (213) Diversos (196) Tecnologia (170) Moda (140) Medicina e saude (130) Esporte (118) Gastronomia e regras de etiqueta (106) Dia-a-dia (64) Educação e Cultura (64) Datas Comemorativas (48) Mundo animal (43) Eventos (42) Politica e leis (35) Jogos (31) Infórmatica (30) Turismo (26) Ciencia (23) Acidentes/ guerras/ crimes / tragédias (18) Guias (17) Jogos online (14) Decoração e dicas do dia-a-dia (13) Garoto e Garota glamour (11) Download (9) Novidades (7) Geografia (6) Emprego (4) Mural Estudantil (3) Religião (3) Tendências (3) Brasil (2) Criativo (2) Estudo (2) Lady Gaga (2) Lançamento (2) Meio Ambiente (2) Publicidade (2) Recife (2) Unhas (2) Alcatraz (1) Allen Gregory (1) Amazônia (1) Aperitivos (1) Aplicativos (1) Apple (1) Arnold Schwarzenegger (1) Ashton Kutcher (1) Atualidades (1) Beleza (1) Britney Speares (1) Carnaval (1) Charlie Sheen (1) Cinemagrafs (1) Cobra (1) Damian Marley (1) Dicas (1) Doritos (1) FOX (1) Facebok (1) Forbes (1) Foto (1) Geoff Stults (1) Gisele Bundchen (1) Greve (1) Ideias (1) Instagram (1) Internacional (1) Internet (1) Ipad (1) Jon Heder (1) Jorge Garcia (1) Joss Stone (1) Justin Bieber (1) Kiefer Sutherland (1) Kristi Lauren (1) MTV (1) Mauricio de Sousa (1) Michael Duncan (1) Mick Jagger (1) Oportunidades (1) Oprah Winfrey (1) Passarela (1) Redes Sociais (1) Rolling Stones (1) Sarah Jones (1) Selena Gomez (1) St. Augustine (1) The Big Bang Theory (1) The Finder (1) The New Girl (1) The Now York Post (1) Touch (1) Turma da Monica (1) Twitter (1) Two and a Half Men (1) Universidade de Utah (1) Vogue (1) Warner Bros (1)

Arquivos do Blog

Seguidores

Blogroll

estatisticas gratis
© Copyright OC - Eventos e Promoções| Traduzido Por: Mais Template | Designed By Code Nirvana
Back To Top