Quem não tem dinheiro para pagar uma pós-graduação à distância e quer estudar pode se inscrever em cursos gratuitos dados por algumas das melhores universidades do mundo. Além de se aprofundar em um assunto, o internauta pode aperfeiçoar seu nível no inglês ou em outra língua estrangeira. A organização Open Course Ware Consortium lista em seu site os cursos gratuitos à distância oferecidos por dezenas de instituições de ensino superior.
Normalmente são programas de curta duração, com vídeos de aulas filmadas durante os cursos presenciais, que duram em média 50 minutos. Muitas vezes o material pode ser baixado pelo iTunes e colocado no iPod. No entanto, esses cursos não dão diploma de participação.
Na Universidade Harvard, há oito opções de cursos livres gratuitos. Um deles, chamado A Segunda Guerra Mundial e a Sociedade do Século 20, tem aulas divididas em 24 partes. O aluno pode optar por assistir a um vídeo ou escutar apenas o áudio, como se fosse um programa de rádio.
Outra opção é o curso livre China: Tradições e Transformações. Porém, a carga horária é mais pesada: 37 aulas.
Em Yale há 25 cursos diferentes, que vão de ecologia e evolução biológica até história da religião. A Guerra Civil Americana e a Era da Reconstrução, por exemplo, é um curso com 27 aulas que também duram, em média, 50 minutos. A universidade oferece um documento em PDF com a prova que foi aplicada naquela matéria em sala de aula. Outros 11 cursos devem estar disponíveis na página até o final deste ano. (matéria publicada em 15/09/2010)
Fonte: r7
FGV explica a diferença de seu método
Determinação e disciplina são imprescindíveis
Número de cursos a distância cresce 1.834%
Saiba como fazer curso à distância nas universidades "top" do mundo
Por Leticia Andrade
Você tem Twitter? Aproveite e siga o @oceventos(www.twitter.com/oceventos)
Você tem Twitter? Aproveite e siga o @oceventos(www.twitter.com/oceventos)
A seguir: Aulas grátis via internet na FGV