DESTAQUE

    Posts em Destaque

    Ícones Sociais






Loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Como escolher um Netbook

A tarefa de escolha de um netbook é algo complicada, os modelos já chegam ao mercado configurados pelas marcas e não temos maneira de escolher os seus componentes.
As diferenças entre modelos também são bastante difusas, tendo as marcas contribuído grandemente para a confusão ao criar sucessivos modelos nos quais os componentes são os mesmos e só mudam as referências, já para não falar de que todos os modelos (recentes e antigos) partilham não só as mesmas prateleiras nas grandes lojas mas também os preços, dificultando ainda mais o processo.

Tamanho do monitor

Uma das maiores limitações que podemos encontrar nos netbooks é o reduzido tamanho do monitor.
Estes pequenos tamanhos são suficientes para tarefas básicas de consumo de informação, já para criar alguma coisa é bastante mais complicado, nomeadamente a níveis de design ou edição de vídeo e áudio é para esquecer, o ecrã não tem espaço suficiente para trabalhar confortavelmente (já para não falar do rendimento), lembrem-se disso na altura da escolha e optem pelos que têm monitores de maior dimensão.
Os criadores deste segmento, a Asus com a sua linha EeePC, começaram por introduzir monitores com 7”, mas a medida que foram lançando novas versões os monitores também aumentaram, actualmente as 10” são consideradas o normal, tendo os topo de gama 12”, sim, também há netbooks topo de gama.
Apontem sempre para as 12”, o tamanho do netbook será maior mas nada de relevante e compensa em conforto de utilização, de referir também que quanto maior for o tamanho do monitor mais bateria gasta, de qualquer modo podem contar com um mínimo de 3 e um máximo de 6 horas de bateria, consoante os modelos e a sua utilização, só a título de exemplo o meu 1008 HA com o Wi-Fi ligado dá para pelo menos 3 horas de utilização intensiva, notem que dada a sua reduzida espessura é dos que têm as baterias mais pequenas.

Processador

Todos os dispositivos deste segmento usam os processadores Atom da Intel, já começam a aparecer algumas opções que usam a plataforma Fusion da AMD, a qual é melhor a nível de performance e consumo, mas como não estão largamente disponíveis no mercado ainda não serão incluídos neste artigo (talvez no artigo de Maio), de referir ainda que a Intel já está a preparar a próxima geração Atom conhecida pelo nome CedarView e que apresentará as primeiras amostras já em Abril, mas a data de previsão de entrada no mercado destes últimos é o quarto trimestre de 2011.
Existem várias gerações dos processadores Atom, a mais recente é a plataforma Pineview, mas ainda permanecem no mercado algumas plataformas anteriores, por exemplo: Silverthorme e Diamondville.
Trocando por palavras que vocês percebam, os processadores mais antigos e que não convém comprar são os das plataformas Diamondville e Silverthorne, especificamente as referências: 230, 330, N270, N280, Z500, Z510, Z515, Z520, Z530, Z540, Z550, Z560.
Os da série Pineview são os que merecem a vossa atenção, as referências dos que têm um núcleo são as seguintes: D410, D425, N450, N455, N470 e N475, as referências dos que têm dois núcleos são as seguintes: N550, N570, D510 e D525, sendo este último rei e senhor da performance, o D525 é o melhor de todos mas também é o que consome mais bateria.

Memória RAM

Tendo em atenção os limites do respectivo sistema operativo, a maioria dos netbooks a venda têm só 1 GB de memória RAM e em alguns casos 2 GB.
Tendo em conta as limitações naturais deste segmento é altamente recomendável comprar com 2 GB, mesmo que venha só com 1 GB façam o upgrade logo no momento da compra, em qualquer loja podem fazer esta actualização (deve andar na casa dos 50€), por norma basta retirar a tampa e adicionar a memória, ou no caso dos mais pequenos retirar a que lá está e colocar uma de maior capacidade.

Placa gráfica

Neste capítulo lamentavelmente não temos muitas opções a escolha, a maioria dos netbooks que estão no mercado usam a placa integrada Intel GMA 950 que tem uma performance realmente sofrível, esta opção é usada para manter os tentadores preços destas máquinas, no entanto estragam grandemente a experiência de utilização.
Notem que esta placa integrada é suficiente para tarefas básicas de Internet, email e documentos, desde que esqueçam os jogos e vídeo de alta definição, aliás, mesmo vídeos do YouTube de 360p podem funcionar aos saltos se estiverem a executar alguma outra operação no background.
A melhor opção é escolher um netbook com acelerador gráfico Broadcom Crystal HD (existem muito poucos no mercado) que já permite ver vídeo em alta definição, ou melhor ainda optar pela plataforma ION2 da Nvidia, esta última além de permitir vídeo em alta definição dá-se ao luxo de poder correr alguns jogos com um certo à vontade, notem que os netbooks com esta solução da Nvidia são os mais caros.

Componentes restantes

Nos componentes restantes não há realmente possibilidade de escolha, são os mesmos para todos os netbooks, Webcam com microfone, placa de som, placa de rede, portas USB, etc.
Os discos rígidos são também um dos pontos mais fracos, a grande maioria são de 4200 rotações, o que em conjunto com 1 GB de memória Ram traz resultados desastrosos a níveis de performance, os discos SSD são a solução ideal para estes equipamentos, não só são absurdamente mais rápidos como também consomem muito menos energia, pena é que encareçam o preço final em demasia.

Como escolher?

Recapitulando, o Netbook que neste momento oferece a melhor relação preço/rendimento terá um processador Atom de dois núcleos N550 ou N570, 2 GB de memória RAM e monitor de 10”, podem encontrá-los de várias marcas e com preços na casa dos 300 a 400 euros, se tiverem que comprar mais barato optem pelo processador de um único núcleo N455 ou N475 com 1 GB de RAM e monitor de 10”, estes estão abaixo dos 300 euros.
Quem tiver a carteira mais recheada pode optar pelo topo de gama, com processador Atom de dois núcleos D525, 2 GB de RAM, monitor de 12 “, e placa gráfica ION2 da Nvidia, é o melhor netbook que se pode comprar e actualmente só existe um modelo disponível no mercado, o Asus EeePC 1215N, o preço está na casa dos 460 euros, em última análise com este montante podem adquirir um portátil com mais capacidade, mas terá um tamanho muito maior e uma limitada vida de bateria reduzindo assim a sua mobilidade, é precisamente esta escolha que vocês terão de fazer.

Para esta série ficar completa ainda resta falar dos tablets, mas tendo em conta que a única opção viável do mercado é o iPad 2 não faz muito sentido falar deles agora, dentro de poucos meses teremos mais alternativas disponíveis e na altura será então feito o respectivo artigo.
De qualquer modo tenham em conta que um tablet é um dispositivo que é mais dedicado ao consumo de informação e não tanto a criação da mesma, sendo por isso um concorrente bastante forte para os netbooks mas não tanto para os portáteis.
Fonte: kerodicas.com

Por Leticia Andrade

Você tem Twitter? Aproveite e siga o @oceventos(www.twitter.com/oceventos)
COMPARTILHAR:

+1

author

Este post foi escrito por: Nome do Autor

Aqui voce coloca sua descrição!

Receba gratuito para sua Caixa de Email
Tecnologia do Blogger.

Marcadores

Curiosidades e Invenções (419) Famosos (324) Filmes / séries / desenhos / TV (304) Música (213) Diversos (196) Tecnologia (170) Moda (140) Medicina e saude (130) Esporte (118) Gastronomia e regras de etiqueta (106) Dia-a-dia (64) Educação e Cultura (64) Datas Comemorativas (48) Mundo animal (43) Eventos (42) Politica e leis (35) Jogos (31) Infórmatica (30) Turismo (26) Ciencia (23) Acidentes/ guerras/ crimes / tragédias (18) Guias (17) Jogos online (14) Decoração e dicas do dia-a-dia (13) Garoto e Garota glamour (11) Download (9) Novidades (7) Geografia (6) Emprego (4) Mural Estudantil (3) Religião (3) Tendências (3) Brasil (2) Criativo (2) Estudo (2) Lady Gaga (2) Lançamento (2) Meio Ambiente (2) Publicidade (2) Recife (2) Unhas (2) Alcatraz (1) Allen Gregory (1) Amazônia (1) Aperitivos (1) Aplicativos (1) Apple (1) Arnold Schwarzenegger (1) Ashton Kutcher (1) Atualidades (1) Beleza (1) Britney Speares (1) Carnaval (1) Charlie Sheen (1) Cinemagrafs (1) Cobra (1) Damian Marley (1) Dicas (1) Doritos (1) FOX (1) Facebok (1) Forbes (1) Foto (1) Geoff Stults (1) Gisele Bundchen (1) Greve (1) Ideias (1) Instagram (1) Internacional (1) Internet (1) Ipad (1) Jon Heder (1) Jorge Garcia (1) Joss Stone (1) Justin Bieber (1) Kiefer Sutherland (1) Kristi Lauren (1) MTV (1) Mauricio de Sousa (1) Michael Duncan (1) Mick Jagger (1) Oportunidades (1) Oprah Winfrey (1) Passarela (1) Redes Sociais (1) Rolling Stones (1) Sarah Jones (1) Selena Gomez (1) St. Augustine (1) The Big Bang Theory (1) The Finder (1) The New Girl (1) The Now York Post (1) Touch (1) Turma da Monica (1) Twitter (1) Two and a Half Men (1) Universidade de Utah (1) Vogue (1) Warner Bros (1)

Arquivos do Blog

Seguidores

Blogroll

estatisticas gratis
© Copyright OC - Eventos e Promoções| Traduzido Por: Mais Template | Designed By Code Nirvana
Back To Top