DESTAQUE

    Posts em Destaque

    Ícones Sociais






Loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Saiba proteger suas fotos digitais de falhas, roubos e até tragédias

Cópias de segurança podem evitar que imagens sejam perdidas.
G1 mostra as melhores maneiras de se armazenar e compartilhar fotos.

Foto de Rúbia Dalla Pria na Europa
Rúbia, que acaba de voltar de férias na Europa,
mantém álbum no Flickr. (Foto: Arquivo Pessoal)
Comprar um filme de 36 poses, revelar as fotos e montar um álbum físico de fotografias são tradições do passado. Na era digital, uma viagem de duas semanas pode resultar em quase 1 mil fotos em um único cartão de memória. As vantagens das câmeras digitais trazem também dúvidas sobre as melhores maneiras de se guardar essas recordações. Nesse período de férias de verão, o G1mostra como você pode armazenar suas fotos de forma segura e ainda compartilhá-las com os amigos.
Álbum digital
Ferramentas na internet permitem que o usuário crie álbuns com bons limites de armazenamento sem prejudicar a qualidade das fotos. Além de a resolução das imagens ser mantida, os álbuns digitais podem ser facilmente compartilhados com os amigos.
A relações públicas recém-formada Rúbia Dalla Pria, de 21 anos, acaba de voltar da Europa e já planeja fazer uma seleção das melhores fotos para a sua conta do Flickr, álbum virtual do Yahoo. “Eu sempre faço um ‘resumo’ das minhas viagens e publico no Flickr para compartilhar com os meus amigos e familiares”, conta.
Os usuários da conta gratuita do Flickr podem fazer o upload de até 300 MB de fotos por mês. Já a conta Pro, que pode ser adquirida por R$ 45,90 por ano, permite o envio ilimitado de imagens (20 MB por foto). Outro álbum virtual conhecido é o Picasa, do Google, que permite a criação de 10 mil álbuns com 1 mil fotos cada. O tamanho total da conta é de 1 GB.
Organizar fotos no Flickr, álbum virtual do YahooFerramenta do Flickr permite organizar suas
fotos no computador. (Foto: Reprodução)
O Flickr e o Picasa também disponibilizam softwares gratuitos para serem instalados no computador que permitem carregar as fotos direto do PC para o site. Esses aplicativos facilitam a organização das fotos e, se houver algum erro no momento do upload, o programa reinicia automaticamente.
“Outra vantagem dos álbuns virtuais é que você terá uma segunda cópia das fotos na internet, caso algo aconteça com o seu computador”, explica Altieres Rohr, especialista em segurança de computadores e colunista do G1.
Foi o que aconteceu com Rúbia há seis anos. Logo que ela comprou sua primeira câmera digital, ela começou a tirar muitas fotos e guardá-las no computador. “Um dia, meu PC sobrecarregou com tanta informação e deu pau. Perdi todos os meus arquivos”, conta. Como ela tinha uma seleção das melhores fotos no Flickr, Rúbia conseguiu salvar as mais importantes. “Depois desse episódio, eu sempre publico as principais fotos on-line e guardo todas as outras em um CD, como uma cópia de segurança”.
Segundo Altieres, a desvantagem de mídias ópticas, como o CD, é que elas deterioram progressivamente. “O lado bom disso é que você vai perder os dados aos poucos. O lado ruim é que você não sabe quais dados já foram corrompidos, a menos que faça checagens constantes na mídia, o que é trabalhoso”, explica.
Altieres também adverte que guardar fotos muito pessoais em álbuns na internet tem alguns riscos. “As contas podem ser banidas por acidente e a senha pode ser esquecida ou até mesmo roubada”. Felix Ximenes, diretor de Comunicação do Google Brasil, garante que os servidores do Picasa têm um bom nível de proteção. “É mais seguro deixar as fotos no álbum virtual do que em um computador, que pode ser atingido por um vírus”.
Além disso, essas ferramentas dão a opção de deixar o álbum privado apenas para o usuário. Ximenes garante que o Google só acessa as fotos que receberam algum tipo de denúncia. Por isso, ele aconselha aos usuários sempre conferir os termos de uso do serviço. “No caso do Picasa, por exemplo, O Google só tira uma foto do ar se houver alguma denúncia contra aquela imagem”, explica.
Álbum de fotos do FacebookO álbum de fotos do Facebook permite maior
interação com os amigos.(Foto: Reprodução)
Redes sociais
As redes sociais também funcionam para guardar e compartilhar as fotos com os amigos. Além da seção de comentários, é possível marcar as pessoas na imagem. No Facebook, por exemplo, a linha do tempo alerta quando novas fotos foram publicadas, o que estimula que os amigos comentem.
A desvantagem de usar as redes sociais como backup é que esses sites não guardam as fotos na resolução original. “Isso é ruim para o arquivamento. Nunca se sabe quando você vai precisar cortar uma foto ou usá-la para outro fim”, explica Altieres.
Porém, em outubro, o Facebook anunciou que todos os usuários teriam suporte a imagens de alta resolução. As fotos, que antes tinham um limite de 720 pixels, agora podem ser publicadas em até 2048 pixels. Por isso, as imagens postadas em redes sociais não deixam de ser mais uma cópia de segurança.
Mas, assim como nos álbuns virtuais, é aconselhável aos usuários conferir os termos de uso do serviço. "Nos álbuns do Orkut que são privados apenas aos amigos, o Google tem um software que faz uma análise cromática para avaliar se tem muita pele nas imagens, o que pode indicar pornografia", explica Ximenes. Nesse caso, as fotos seriam removidas do site.
Titan, HD externo resistente e com interface USB 3.0.O HD externo Titan, da Verbatim, tem
interface USB 3.0. (Foto: Divulgação)
HD externo
Segundo Altieres, mesmo que você use os álbuns virtuais, o ideal é manter as fotos no computador ou em um HD externo – disco que armazena os dados e que pode ser usado como um acessório do computador ao ser conectado pela porta USB. “O HD externo vai servir caso aconteça algum problema no site ou vice-versa”, explica.
O publicitário Rodrigo Levenzon, de 27 anos, usa um HD externo para armazenar os seus arquivos há 2 anos. “Quando tiro fotos novas e transfiro para o computador, já passo tudo para o equipamento, para manter como cópia de segurança”. Levenzon decidiu ter um HD externo como backup porque é mais seguro, flexível e hoje os preços estão mais competitivos. A partir de R$ 100, é possível comprar um HD externo de 120 GB de memória.
“Eu uso dois HDs externos sincronizados. Se eu tivesse duas residências, levaria um para a outra e só o traria em finais de semana para sincronizar”, explica Altieres. Levenzon conta que, quando precisa transferir um arquivo ou fazer alguma movimentação para o notebook, ele usa um pen drive de 16 GB. “Não tem porque expor o HD”, diz.
Sobre a manutenção de um HD externo, Altieres ensina que a principal dica é não movê-lo enquanto ele está trabalhando e sempre usá-lo em uma superfície plana de modo a manter o fluxo de ar.
“Se você tem dois HDs, a ideia é que, no caso de assalto, a cópia restante sirva para conseguir tudo de volta. Se você tem os dois HDs em sua residência, é claro que esconder um deles de alguma forma é interessante, mas o melhor é deixá-lo em um lugar diferente — como a casa de um parente ou no escritório –, caso ocorra um incêndio”, explica Altieres.
Fonte: G1
Por Fernando Santiago

Você tem Twitter? Aproveite e siga o @oceventos(www.twitter.com/oceventos)
COMPARTILHAR:

+1

author

Este post foi escrito por: Nome do Autor

Aqui voce coloca sua descrição!

Receba gratuito para sua Caixa de Email
Tecnologia do Blogger.

Marcadores

Curiosidades e Invenções (419) Famosos (324) Filmes / séries / desenhos / TV (304) Música (213) Diversos (196) Tecnologia (170) Moda (140) Medicina e saude (130) Esporte (118) Gastronomia e regras de etiqueta (106) Dia-a-dia (64) Educação e Cultura (64) Datas Comemorativas (48) Mundo animal (43) Eventos (42) Politica e leis (35) Jogos (31) Infórmatica (30) Turismo (26) Ciencia (23) Acidentes/ guerras/ crimes / tragédias (18) Guias (17) Jogos online (14) Decoração e dicas do dia-a-dia (13) Garoto e Garota glamour (11) Download (9) Novidades (7) Geografia (6) Emprego (4) Mural Estudantil (3) Religião (3) Tendências (3) Brasil (2) Criativo (2) Estudo (2) Lady Gaga (2) Lançamento (2) Meio Ambiente (2) Publicidade (2) Recife (2) Unhas (2) Alcatraz (1) Allen Gregory (1) Amazônia (1) Aperitivos (1) Aplicativos (1) Apple (1) Arnold Schwarzenegger (1) Ashton Kutcher (1) Atualidades (1) Beleza (1) Britney Speares (1) Carnaval (1) Charlie Sheen (1) Cinemagrafs (1) Cobra (1) Damian Marley (1) Dicas (1) Doritos (1) FOX (1) Facebok (1) Forbes (1) Foto (1) Geoff Stults (1) Gisele Bundchen (1) Greve (1) Ideias (1) Instagram (1) Internacional (1) Internet (1) Ipad (1) Jon Heder (1) Jorge Garcia (1) Joss Stone (1) Justin Bieber (1) Kiefer Sutherland (1) Kristi Lauren (1) MTV (1) Mauricio de Sousa (1) Michael Duncan (1) Mick Jagger (1) Oportunidades (1) Oprah Winfrey (1) Passarela (1) Redes Sociais (1) Rolling Stones (1) Sarah Jones (1) Selena Gomez (1) St. Augustine (1) The Big Bang Theory (1) The Finder (1) The New Girl (1) The Now York Post (1) Touch (1) Turma da Monica (1) Twitter (1) Two and a Half Men (1) Universidade de Utah (1) Vogue (1) Warner Bros (1)

Arquivos do Blog

Seguidores

Blogroll

estatisticas gratis
© Copyright OC - Eventos e Promoções| Traduzido Por: Mais Template | Designed By Code Nirvana
Back To Top