DESTAQUE

    Posts em Destaque

    Ícones Sociais






Loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Famosos seriam os grandes disseminadores de uma Epidemia de Narcisismo

REFLEXO DA FAMA - A socialite Paris Hilton

Psicólogos americanos confirmam: celebridades se amam mais que as pessoas comuns. Mas esse culto da própria imagem também é um mal social.
Dois livros lançados recentemente nos Estados Unidos abordam esse delicado tema. O transtorno se revela n
o comportamento das celebridades, mas também é visto como um mal generalizado, uma doença moderna.

The Narcissism Epidemic (A Epidemia do Narcisismo), dos psicólogos Jean M. Twenge e W. Keith Campbell, sustenta que uma compulsão narcisística permeia toda a cultura americana atual. As celebridades seriam as principais disseminadoras dessa doença.

A segunda obra, The Mirror Effect (O Efeito do Espelho) é fruto de um teste realizado pelo autor, Drew Pinsky, com auxílio do cientista social S. Mark Young, em que submeteu 200
celebridades a uma sondagem psicológica. O estudo concluiu que elas são 17% mais narcisistas que a média dos americanos.

A Noção psicológica de narcisismo surgiu no século XIX, com base em Narciso, Personagem da Mitologia Grega. Segundo o poeta romano Ovídio, que contou a história em sua obra, Metamorfoses, Narciso era um rapaz extremamente belo que definhou até a morte à beira de um lago por não conseguir afastar-se da imagem de seu próprio rosto refletido na água. Na teoria psicanalítica desenvolvida por Sigmund Freud o narcisismo caracteriza uma etapa primitiva no desenvolvimento da criança, e também se refere a certos traços que todo ser humano apresenta, em maior ou menor grau na vida adulta. Psicólogos americanos definiram o narcisismo pela conjugação de sete características (veja quadro).
Esses traços não se apresentam necessariamente de forma negativa, porém podem atingir níveis intoxicantes, e quando isso acontece, o narcisismo se torna uma doença.
Pessoas com o transtorno de personalidade narcisística - doença reconhecida pelo CID-10, catálogo de doenças e distúrbios psicólogicos - têm dificuldade em manter relacionamentos e são autodestrutivas. Ao contrário do que frequentemente se imagina, o narcisista não tem um ego hipertrofiado. Ele sofre de inseguranças profundas e precisa do aplauso constante daqueles que o cercam. Age como
um vampiro, que suga a energia alheia. "O sujeito fica dependente e estabelece uma relação parasitária com aqueles que o rodeiam", diz o psicanalista Renato Mezan. O narcisista extremado é incapaz de empatia. "Os outros não existem. Só servem de espelho para ele", diz a psicóloga Denise Gimenez Ramos.
Os autores de The Narcissism Epidemic identificam sinais do transtorno em
virtualmente todos os aspectos da vida americana. "Há mais narcisistas do que nunca. E os não narcisistas são seduzidos pela ênfase na riqueza material, culto às celebridades e carência de atenção", diz o livro.
O diagnóstico de The Mirror Effect
o é menos sombrio. As celebridades se comportam de forma patólogica, e o público retroalimenta esse círculo dando-lhes atenção. O teste em que foi baseado seu livro foi o Inventário de Personalidade Narcisística, teste criado no fim dos anos 70 por psicólogos da Universidade da Califórnia em Berkeley. Numa escala que vai de 0 a 40, os famosos americanos atingiram uma média de 17,8 pontos, contra 15,3 registrados num estudo com a população americana em 2003.
Entre as celebridades, os índices mais altos foram alcançados por ex-participantes de reality shows. Pinsky aponta as razões para isso: "Os produtores buscam pessoas controladoras e antissociais para dar mais dramaticidade a esses progr
amas. E quem se dispõe a participar o faz por um desejo incontrolável de se exibir".

A fama subiu à cabeça
Os sete traços que caracterizam as personalidades narcisísticas – e seus sintomas exacerbados nas celebridades, segundo o psicólogo americano Drew
Pinsky

AUTORITARISMO
Intolerante às críticas, a pessoa quer controle total sobre os que a cercam
Manifestações nas celebridades: explosões de arrogância como a do ator Christian Bale, que soltou os cachorros sobre um diretor de fotografia

O diagnóstic
o de Drew Pinsky: "Paradoxalmente, a atitude mandona desses narcisistas frequentemente diminui suas chances de obter aquilo que querem dos outros"

SUPERIORIDADE
O indivíduo imagina-se extraordinário e mais
importante que os demais – atitude que não raro se conjuga a preconceitos raciais ou sexuais.
Manifestações nas celebridades: os socos do rapper Chris Brown na namorada Rihanna são um exemplo extremo da superioridade machista.
O diagnóstico de Drew Pinsky: "Quando uma pessoa com sentimentos doentios de superioridade tenta impor sua dominância, há o risco de descambar para a agressividade"

VAIDADE
Em suas fantasias de sucesso ilimitado, a p
essoa preocupa-se exageradamente com o poder, a fama e a beleza.
Manifestações nas celebridades: a obsessão com as plásticas – caso de Michael Jackson.
E a exibição de
outros itens materiais: o empresário Donald Trump processou um biógrafo por ele ter afirmado que sua fortuna era inferior a 1,6 bilhão de dólares
O diagnóstico de Drew Pinsky: "Os narcisistas precisam escorar-se nas aparências para afirmar seu valor"


EXIBICIONISMO
Não basta ser rico e bonito: é preciso expor
detalhes íntimos de forma compulsiva.
Manifestações nas celebridades: o quarteto Lindsay Lohan, Paris Hilton, Nicole Richie e Britney Spears fornece um compêndio das formas mais patológicas de exposição: flagrantes de nudez, vídeos de sexo "vazados" na internet, abuso de álcool e drogas.

O diagnóstico de Drew Pinsky: "Expor-se em comportamentos assim obviamente requer um senso narcisístico de invencibilidade"


EXPLORAÇÃO DOS OUTROS
A pessoa vê os outros como serviçais. Oscila entre a supervalorização dos que lhe são úteis e o desprezo por quem não satisfaz suas vontades

Manifestações nas celebridades: Madonna já foi acusada pelo próprio irmão de ter se relacionado com o pai de sua filha Lourdes Maria só para usá-lo
como reprodutor
O diagnóstico de Drew Pinsky: "Esses indivíduos preferem manter relacionamentos utilitários, sem se importar com o custo disso para os outros"


AUTOSSUFICIÊNCIA
A admiração e a confiança em si mesmo são tão exacerbadas que o indivíduo se fecha em seu mundo.
Manifestações nas celebridades: Tom Cruise demitiu sua relações-públicas para administrar a própria imagem — e fez esquisitices como pular no sofá da apresentadora Oprah Winfrey.

O diagnóstico de Drew Pinsky: "As pessoas com excesso de autossuficiência têm dificuldade para colaborar e registrar pontos de vista diferentes"

PRETENSÃO A PRIVILÉGIOS
É o famigerado "sabe com que está falando?": a pessoa julga que a beleza e a posição lhe conferem todo tipo de direito
Manifestações nas celebridades: Mariah Carey aterroriza gerentes de hotéis por exigir suítes adornadas em ouro e banhos com água mineral francesa.
O diagnóstico de Drew Pinsky: "A ostentação de privilégios é um mecanismo de competição entre as celebridades narcisistas"


Espelho, espelho meu

O teste a seguir foi desenvolvido por psicólogos americanos para medir os traços narcisísticos da personalidade. Você também pode fazê-lo – mas como um exercício livre, pois o teste só tem valor clínico quando aplicado por um psicólogo

Para fazer o teste clique AQUI
Fonte:Veja
COMPARTILHAR:

+1

author

Este post foi escrito por: Nome do Autor

Aqui voce coloca sua descrição!

Receba gratuito para sua Caixa de Email
Tecnologia do Blogger.

Marcadores

Curiosidades e Invenções (419) Famosos (324) Filmes / séries / desenhos / TV (304) Música (213) Diversos (196) Tecnologia (170) Moda (140) Medicina e saude (130) Esporte (118) Gastronomia e regras de etiqueta (106) Dia-a-dia (64) Educação e Cultura (64) Datas Comemorativas (48) Mundo animal (43) Eventos (42) Politica e leis (35) Jogos (31) Infórmatica (30) Turismo (26) Ciencia (23) Acidentes/ guerras/ crimes / tragédias (18) Guias (17) Jogos online (14) Decoração e dicas do dia-a-dia (13) Garoto e Garota glamour (11) Download (9) Novidades (7) Geografia (6) Emprego (4) Mural Estudantil (3) Religião (3) Tendências (3) Brasil (2) Criativo (2) Estudo (2) Lady Gaga (2) Lançamento (2) Meio Ambiente (2) Publicidade (2) Recife (2) Unhas (2) Alcatraz (1) Allen Gregory (1) Amazônia (1) Aperitivos (1) Aplicativos (1) Apple (1) Arnold Schwarzenegger (1) Ashton Kutcher (1) Atualidades (1) Beleza (1) Britney Speares (1) Carnaval (1) Charlie Sheen (1) Cinemagrafs (1) Cobra (1) Damian Marley (1) Dicas (1) Doritos (1) FOX (1) Facebok (1) Forbes (1) Foto (1) Geoff Stults (1) Gisele Bundchen (1) Greve (1) Ideias (1) Instagram (1) Internacional (1) Internet (1) Ipad (1) Jon Heder (1) Jorge Garcia (1) Joss Stone (1) Justin Bieber (1) Kiefer Sutherland (1) Kristi Lauren (1) MTV (1) Mauricio de Sousa (1) Michael Duncan (1) Mick Jagger (1) Oportunidades (1) Oprah Winfrey (1) Passarela (1) Redes Sociais (1) Rolling Stones (1) Sarah Jones (1) Selena Gomez (1) St. Augustine (1) The Big Bang Theory (1) The Finder (1) The New Girl (1) The Now York Post (1) Touch (1) Turma da Monica (1) Twitter (1) Two and a Half Men (1) Universidade de Utah (1) Vogue (1) Warner Bros (1)

Arquivos do Blog

Seguidores

Blogroll

estatisticas gratis
© Copyright OC - Eventos e Promoções| Traduzido Por: Mais Template | Designed By Code Nirvana
Back To Top