DESTAQUE

    Posts em Destaque

    Ícones Sociais






Loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Resgate no Chile - Mais do que 500 palmos de terra

Uma pedra, com um peso bruto estimado em 700 mil toneladas, isolou 33 mineiros 700 metros abaixo do nível do solo, no Chile. Sobreviveram duas semanas com uma ração de emergência pensada para três dias. À euforia do "reencontro", no domingo, seguiu-se a má notícia: só lá para o Natal devem voltar à superfície.


O vídeo de 45 minutos que fizeram chegar às famílias, cinco dias depois de terem sido encontrados, é um documentário sobre o momento, o passado e o futuro próximo: os mineiros fazem uma visita guiada ao espaço a que estão confinados, um abrigo com 52 metros quadrados. "Temos tudo bem organizado", explicam, mostrando uma farmácia equipada com álcool, medicamentos, desodorizantes e dentífricos enviados pelas equipes de socorro.

As imagens são um retrato da forma como os homens se organizaram para sobreviver à provação: 17 dias debaixo de terra, sem saber se alguém os procurava. "Não tens ideia do quanto me doía na alma estar soterrado sem poder dizer que estava vivo", escreveu o mineiro Edison Pena, numa carta para a esposa, que fez passar pela linha de comunicação criada na segunda-feira, um dia depois de terem sido encontrados. Enviaram uma nota, a dizer "estamos bem, os 33", e comoveram o país. Na conversa telefónica estabelecida com o presidente do Chile, Sebastian Piñera, os mineiros cantaram o hino nacional, de fio a pavio.

A banda sonora perfeita para as imagens, difusas, de um rosto enegrecido a olhar, num misto de curiosidade e surpresa, para uma câmara de filmar que as equipas de socorro fizeram chegar ao subsolo, após várias tentativas. Durante 15 dias, técnicos da empresa Adviser desafiaram os 2% de hipóteses de encontrar os mineiros, fazendo buracos no subsolo à procura dos soterrados.

Êxtase no "Campo Esperança"

À superfície, nas cercanias da mina San José, as famílias montaram tendas e chamaram Campo Esperança ao ajuntamento. No passado domingo, os 2% de esperança técnica foram 100% de êxtase. Uma alegria que percorreu o país: comboios, metro, carros de anónimos buzinaram quando correu a notícia de que estavam vivos.

"Estamos todos bem, mas com fome", disse Luis Úrzua, na primeira comunicação. O topógrafo de 54 anos, chefe de turno, assumiu as responsabilidades de liderar o grupo. Racionou a comida, calculada para durar três dias, e ainda tinham algo para mastigar quando foram encontrados ao fim de 17 dias, emagrecidos pela dieta forçada: duas colheres de atum, meia bolacha, pedaços de pêssego em calda e um pouco de leite a cada 48 horas. Escavaram um buraco para ter mais água, que guardam num reservatório, para beber e fazer uma toilete básica.

Gente habituada a sobreviver em duras condições, dentro da mina e fora dela, no duro e mortífero deserto do Atacama, não perderam o tino. Liderados por Úrzua, organizaram turnos para vigiar possíveis novas derrocadas e detectar tentativas de resgate vindas da superfície. Estabeleceram zonas para circular, para se alimentar e fazer as necessidades.

Organização salvou-lhes a vida

Ao perceberem que a zona onde estavam tinha pouca ventilação, moveram-se para lugares com temperaturas mais baixas, com melhor qualidade do ar. No escuro, com temperaturas na ordem dos 27 a 30 graus, foram engenhosos: aproveitaram as baterias das máquinas apanhadas na derrocada para ter energia

"Pensávamos que íamos encontrar um grupo confuso, com perda de capacidade e consciência", confessou, surpreendido, o psicólogo Alberto Iturra, após o primeiro contacto com os mineiros. "Mostraram muito conhecimento, noção do tempo, do dia e da hora que era", acrescentou Andrés Sougarret, da equipa de salvamento.

Através de um tubo, de cerca de 15 centímetros de diâmetro, as equipas de socorro começaram por providenciar soro, glicose e complementos nutricionais. A chamada fase de "realimentação e hidratação" deve terminar por estas horas de domingo. Entrando na "fase de nutrição", os mineiros começarão a ser alimentados com alimentos ricos em calorias e proteínas. "Uma espécie de líquido, de iogurte, de alimentos muito concentrados, conhecido especialmente pelos astronautas, que permite um aporte máximo de calorias e proteínas", explicou o ministro da Saúde chileno, Jaime Mnalich.

É aqui que entra a NASA. O Governo do Chile pediu ajuda e a Agência Espacial Norte-Americana (NASA) enviou dois técnicos com experiência em sobrevivência em espaços fechados. A Marinha do Chile também está no local, para partilhar a experiência das frotas de submarinos, que passam longas temporadas submersas.

Ajudas para manter a mente sã

Depois da euforia do "reencontro" com a vida, os técnicos temem um período de depressão. "Seria naíf pensar que podem manter este espírito", disse o ministro da Saúde chileno. Nas cápsulas que fazem chegar víveres aos homens no fundo da mina, estão a seguir, também, antidepressivos, entre outros medicamentos, como broncodilatadores e gotas para os olhos, para minorar os efeitos de viver num ambiente escuro e minado de pó.

O contacto com as famílias é fundamental, concordam os psicólogos, para os manter sãos mentalmente. O desacordo começa nos meios. "É muito importante para a saúde mental dos mineiros que possam comunicar abertamente com as famílias, sem filtros, por carta ou telefone", argumenta Cláudio Barrales, psicólogo da Universidade Central de Santiago do Chile, contra a opção da equipa de resgate, que filtra as cartas que as famílias escrevem aos mineiros, para evitar que passe algo negativo.

"Tudo o que lhe dizemos é de forma positiva, para dar-lhe auto-estima", disse um irmão do mineiro Victor Zamora. De baixo para cima, do escuro para a luz, escreve-se com alma e coração. "Quando sair daqui vou comprar o vestido e vamos casar", promete Estaben Rojas, que quer oficializar perante Deus o casamento feito pelo civil, há 25 anos.

Para minorar as privações físicas e psicológicas, as autoridades estão a planear instalar iluminação especial, para simular dia e noite. Jogos, como cartas e dominó, estão já na mina. Segundo os especialistas, o estado de espírito dependerá da forma como se mantiverem concentradas nas tarefas diárias, ou como se diz em futebolês, é fundamental "pensar jogo a jogo".

Ioga e abdominais

As autoridades estão, ainda, a tentar criar condições para que os mineiros aproveitem os dois quilómetros de galerias contíguos ao abrigo. "Estamos a tentar definir uma área segura onde possam estabelecer um para descansar e dormir, outro para diversão, um para alimentação e outro para trabalhar", disse o ministro chileno da Saúde.

O exercício é fundamental para evitarem atrofia muscular. O ioga fará parte da rotina diária dos homens, que terão de um programa de exercícios que incluiu, ainda, abdominais, por forma a manterem o peso e o perímetro das barrigas abaixo dos 100 centímetros, para caber no buraco por onde as equipas de socorro pretendem tirá-los.

O salvamento: algo nunca tentado

O salvamento é algo nunca tentado. Uma máquina que dá pelo nome de Strata Raisebore Machine 950 vai abrir um buraco de cerca de 33 centímetros, depois alargados para 66. A máquina, que pesa 29 toneladas, foi instalada numa área do solo reforçada com placas de cimento e é o rosto da última tecnologia mineira.

Capaz de escavar cerca de 15 metros por dia, deverá demorar três a quatro meses a chegar aos mineiros. Depois, a equipa de resgate tenciona enviar uma jaula, por onde pensar tirar os homens, um a um, de olhos vendados, por causa do choque com a luz à superfície. Pode mediar uma semana entre a saída do primeiro e a do último.

Os homens já sabem que, com sorte, só pelo Natal poderão voltar a ver as famílias. Mas até podiam sair mais cedo, defende um ex-mineiro, ouvido pelo jornal espanhol El Mundo. Cargas cirúrgicas e bem aplicadas de dinamite poderiam destruir a rocha que os mantém presos e está a obstruir o túnel de ventilação. "Tem uns dois metros de largura. Pode haver apenas 50 ou 100 metros de tampão, explode--se com ele e acabou. Era só meter uma jaula e tirá-los", disse Luís Diaz.

É seguro, rápido e eficaz. Argumenta. "Estão no refúgio e este tipo de explosões são pequenas e controladas, não os afectaria", argumenta.

"Os mineiros também trabalhariam, são uns mestres. Sebastián Piñera poderia fazer feliz o povo no dia do bicentenário", acrescentou aquele ex-mineiro, fazendo a vontade aos mineiros, que pediram para os tirar "do Inferno", até ao dia da Independência do Chile, a 18 de Setembro.
Fonte: Jornaldenoticias
COMPARTILHAR:

+1

author

Este post foi escrito por: Nome do Autor

Aqui voce coloca sua descrição!

Receba gratuito para sua Caixa de Email
Tecnologia do Blogger.

Marcadores

Curiosidades e Invenções (419) Famosos (324) Filmes / séries / desenhos / TV (304) Música (213) Diversos (196) Tecnologia (170) Moda (140) Medicina e saude (130) Esporte (118) Gastronomia e regras de etiqueta (106) Dia-a-dia (64) Educação e Cultura (64) Datas Comemorativas (48) Mundo animal (43) Eventos (42) Politica e leis (35) Jogos (31) Infórmatica (30) Turismo (26) Ciencia (23) Acidentes/ guerras/ crimes / tragédias (18) Guias (17) Jogos online (14) Decoração e dicas do dia-a-dia (13) Garoto e Garota glamour (11) Download (9) Novidades (7) Geografia (6) Emprego (4) Mural Estudantil (3) Religião (3) Tendências (3) Brasil (2) Criativo (2) Estudo (2) Lady Gaga (2) Lançamento (2) Meio Ambiente (2) Publicidade (2) Recife (2) Unhas (2) Alcatraz (1) Allen Gregory (1) Amazônia (1) Aperitivos (1) Aplicativos (1) Apple (1) Arnold Schwarzenegger (1) Ashton Kutcher (1) Atualidades (1) Beleza (1) Britney Speares (1) Carnaval (1) Charlie Sheen (1) Cinemagrafs (1) Cobra (1) Damian Marley (1) Dicas (1) Doritos (1) FOX (1) Facebok (1) Forbes (1) Foto (1) Geoff Stults (1) Gisele Bundchen (1) Greve (1) Ideias (1) Instagram (1) Internacional (1) Internet (1) Ipad (1) Jon Heder (1) Jorge Garcia (1) Joss Stone (1) Justin Bieber (1) Kiefer Sutherland (1) Kristi Lauren (1) MTV (1) Mauricio de Sousa (1) Michael Duncan (1) Mick Jagger (1) Oportunidades (1) Oprah Winfrey (1) Passarela (1) Redes Sociais (1) Rolling Stones (1) Sarah Jones (1) Selena Gomez (1) St. Augustine (1) The Big Bang Theory (1) The Finder (1) The New Girl (1) The Now York Post (1) Touch (1) Turma da Monica (1) Twitter (1) Two and a Half Men (1) Universidade de Utah (1) Vogue (1) Warner Bros (1)

Arquivos do Blog

Seguidores

Blogroll

estatisticas gratis
© Copyright OC - Eventos e Promoções| Traduzido Por: Mais Template | Designed By Code Nirvana
Back To Top