DESTAQUE

    Posts em Destaque

    Ícones Sociais






Loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Patinação

Histórico


A invenção dos patins sobre rodas começou em 1750. O belga, Joseph Merlin teve a idéia de construir patins que pudessem andar no solo assim como os patins de gelo deslizavam no gelo.

Após várias experiências, Merlin conseguiu criar os patins com rodas, com apenas uma roda em cada pé. Como era violinista, o inventor resolveu que mostraria sua obra entrando em uma festa deslizando em seus patins e tocando violino pelo salão. E assim fez, mas como não era um grande patinador, e os patins, sequer tinham freios, Merlin não conseguiu parar, caindo sobre um espelho caríssimo, quebrando-o juntamente com seu violino.

Muitos inventores anônimos passaram a trabalhar a idéia de Merlin melhorando-a. Seu objetivo fazer patins seguros e fáceis de utilizar.

O primeiro a patentear os novos patins de rodas foi M. O Petitbled, na França, em 1819, e em seguida em 1823, Roberto John Tyers patenteou o modelo "Rollito". No documento da patente, o "Rollito" era descrito como sendo um "aparelho com rodas fixado aos sapatos, botas ou outro elemento que cubra o pé, com o propósito da necessidade de locomoção e lazer". O "Rollito" foi feito com cinco rodas que se fixavam em linha reta. Chamou imediatamente a atenção do público, e a partir daí não parou de se sofisticar.

Na Alemanha, os patins somente foram ac
eitos em 1840. Na época, uma loja atraia os clientes, colocando meninos e meninas sobre patins para atendê-los.

A partir de 1863, com todas as melhorias que aos poucos foram introduzidas, os patins foram ficando cada vez mais parecidos com os atualmente chamados patins tradicionais (com dois pares de rodas paralelas em cada pé), ou "quad", como são chamados popularmente nos E.U.A. Desde aquela época várias pistas de patinação nos Estados Unidos viraram ponto de encontro das pessoas e em muitas delas aconteciam corridas e animados bailes sobre patins.

Atualidade

Atualmente um equipamen
to de primeira linha pode custar o equivalente a alguns milhares de dólares. Sua utilização é mais freqüente em competições de nível nacional e internacional em países como E.U.A., Itália, Austrália, China, Argentina e Brasil.

Popularmente os patins mais utilizados e conhecidos são os patins inline ou inline skates (com três, quatro ou mais rodas em linha reta) que além de chamar a atenção de jovens e crianças, é considerado um meio alternativo de transporte.

No Brasil

Também são utilizados em shows de patinação artística como os apresentados pelo grupo Periquitos em Revista, criado em 1954 (e ainda se apresentando em todo o Brasil e no exterior) pelo Comendador Hyada Torlay, responsável pela introdução da patinação artística no Brasil.

Os patins inline também são utilizados para a patinação de velocidade, o hoquei inline e a patinação artística de competição inline, cujos maiores nomes brasileiros são Vivian Moreira,Diego Dores, Fabíola da Silva e Gustavo Casado.

A patinação artística sobre rodas do Brasil é controlada e gerenciada pela Confederação Brasileira de Hóquei e Patinação, e tem como maiores expoentes na atualidade Marcel Stürmer, Juliana Almeida e Gustavo Casado.


Os Benefícios da Patinação.

A patinação já passou por transformações diversas desde 3000 A.C., foi criada com o intuito de locomoção pelos rios congelados, se transformou em item de diversão e depois esporte. Hoje esse caminho está se invertendo, cada vez mais a patinação é utilizada como lazer, atividade física e transporte. Mas a partir de quando esse item de diversão e lazer pode se tornar um componente de atividade física?

Até hoje não se tem nenhum estudo definido sobre os gastos energéticos da patinação, isso ocorre devido a uma coisa chamada sinergismo muscular, que é um conjunto de contrações musculares que auxiliam na busca do equilíbrio corporal, unindo-se ao sentido da visão que busca o aperfeiçoamento da propriocepção, que se define pela noção do corpo no espaço; tal fato se torna muito presente quando os patinadores olham para seus pés enquanto patinam. A partir desses conceitos os gastos energéticos podem variar de pessoa a pessoa.

É possível comparar o ato de patinar a outras atividades físicas que possuam alto gasto calórico? Por exemplo, o ciclismo. A pessoa que pedala de forma não profissional, ou seja, com a intenção de associar o lazer a atividade física, tem o trabalho intenso nos membros inferiores e um suave trabalho nos membros superiores e no tronco. Por esse motivo o ciclismo perde em gasto calórico para a corrida, que possui o esforço bem mais representativo acima da linha pélvica (cintura).

A patinação por sua vez gera um gasto nos membros inferiores que pode ser comparado ou superado em relação ao ciclismo, e devido ao afastamento desses membros do centro de gravidade, o corpo necessita de maior auxílio no equilíbrio através do tronco e dos membros superiores, que acabam tendo um gasto calórico acima do que é gerado na corrida nesses mesmos seguimentos.

A grande chave do gasto calórico na patinação encontra-se na busca da estabilidade corporal. Por estarmos com um elemento próximo ao que permite a movimentação do caminhar, que são os calçados, estaríamos aptos a utilizar os patins, porém estes não possuem aderência ao solo no sentido longitudinal das rodas, o que faz que nosso córtex motor redefina toda uma programação de deslocamento para assim chegar a uma efetiva forma de patinar. Daí vem o gasto extra calórico, que pode se referir ao aprendizado motor e adaptação neural através de um alto nível de sinergismo muscular, que pode continuar ao longo do aprendizado conforme se desenvolve novas manobras e movimentos.

Os benefícios da atividade física de acordo com o site boa saúde:

“A prática regular de exercícios físicos acompanha-se de benefícios que se manifestam sob todos os aspectos do organismo. Do ponto de vista músculo-esquelético, auxilia na melhora da força e do tônus
muscular e da flexibilidade, fortalecimento dos ossos e das articulações. No caso de crianças, pode ajudar no desenvolvimento das habilidades psicomotoras.

Com relação à saúde física, observamos perda de peso e da porcentagem de gordura corporal, redução da pressão arterial em repouso, melhora do diabetes, diminuição do colesterol total e aumento do HDL-colesterol (o "colesterol bom"). Todos esses benefícios auxiliam na prevenção e no controle de doenças, sendo importantes para a redução da mortalidade associada a elas. Veja, a pessoa que deixa de ser sedentária e passa a ser um pouco mais ativa diminui o risco de morte por doenças do coração em 40%! Isso mostra que uma pequena mudança nos hábitos de vida é capaz de provocar uma grande melhora na saúde e na qualidade de vida.

Já no campo da saúde mental, a prática de exercícios ajuda na regulação das substâncias relacionadas ao sistema nervoso, melhora o fluxo de sangue para o cérebro, ajuda na capacidade de lidar com problemas e com o estresse. Além disso, auxilia também na manutenção da abstinência de drogas e na recuperação da auto-estima. Há redução da ansiedade e do estresse, ajudando no tratamento da depressão.

A atividade física pode também exercer efeitos no convívio social do indivíduo, tanto no ambiente de trabalho quanto no familiar.

Interessante notar que quanto maior o gasto de energia, em atividades físicas habituais, maiores serão os benefícios para a saúde. Porém, as maiores diferenças na incidência de doenças ocorrem entre os indivíduos sedentários e os pouco ativos. Entre os últimos e aqueles que se exercitam mais, a diferença não é tão grande. Assim, não é necessária a prática intensa de atividade física para que se garanta seus benefícios para a saúde. O mínimo deatividade física necessária para que se alcance esse objetivo é de mais ou menos 200Kcal/dia. Dessa forma, atividades que consomem mais energia podem ser realizadas por menos tempo e com menorfreqüência, enquanto aquelas com menor gasto devem ser realizadas por mais tempo e/ou mais freqüentes.
Para finalizar devemos ressaltar que a prática de atividade física deve ser sempre indicada e acompanhada por profissional qualificado, incluindo médicos, fisioterapeutas e profissionais de educação física. Caso sinta algo diferente é mandatório informar ao responsável. Outro ponto importante, que não deve ser esquecido, é a adoção de uma alimentação saudável, rica em frutas, legumes, verduras e fibras. Prefira o consumo de carnes grelhadas ou preparadas com pouca gordura. Evite o consumo excessivo de doces, comidas congeladas e os famosos lanches de "fast-foods". E lembre-se: beba muito líquido (de preferência água e sucos naturais).

A atividade física consiste em exercícios bem planejados e bem estruturados, realizados repetitivamente. Eles conferem benefícios aos praticantes e têm seus riscos minimizados através de orientação e controle adequados. Esses exercícios regulares aumentam a longevidade, melhoram o nível de energia, a disposição e a saúde de um modo geral. Afetam de maneira positiva o desempenho intelectual, o raciocínio, a velocidade de reação, o convívio social. O que isso quer dizer? Há uma melhora significativa da sua qualidade de vida!


Que a atividade física é importante todos sabem, mas qual, onde e como fazer são questões que sempre ficam rodeando as pessoas, mas porque não procurar um lazer que serve de atividade e ao mesmo tempo pode ser um ambiente de convívio social?
A patinação traz isso tudo e um pouco mais, é uma atividade que pode gerar objetivos diferentes, pois existem diversas modalidades associadas, que fazem você sair da rotina e se divertir, alcançando saúde, felicidade e bem estar.

E então, vamos patinar ??


Fontes: Wikipedia
4.bp.blogspot.com

boasaude.uol.com

lyonaragao.com
COMPARTILHAR:

+1

author

Este post foi escrito por: Nome do Autor

Aqui voce coloca sua descrição!

Receba gratuito para sua Caixa de Email
Tecnologia do Blogger.

Marcadores

Curiosidades e Invenções (419) Famosos (324) Filmes / séries / desenhos / TV (304) Música (213) Diversos (196) Tecnologia (170) Moda (140) Medicina e saude (130) Esporte (118) Gastronomia e regras de etiqueta (106) Dia-a-dia (64) Educação e Cultura (64) Datas Comemorativas (48) Mundo animal (43) Eventos (42) Politica e leis (35) Jogos (31) Infórmatica (30) Turismo (26) Ciencia (23) Acidentes/ guerras/ crimes / tragédias (18) Guias (17) Jogos online (14) Decoração e dicas do dia-a-dia (13) Garoto e Garota glamour (11) Download (9) Novidades (7) Geografia (6) Emprego (4) Mural Estudantil (3) Religião (3) Tendências (3) Brasil (2) Criativo (2) Estudo (2) Lady Gaga (2) Lançamento (2) Meio Ambiente (2) Publicidade (2) Recife (2) Unhas (2) Alcatraz (1) Allen Gregory (1) Amazônia (1) Aperitivos (1) Aplicativos (1) Apple (1) Arnold Schwarzenegger (1) Ashton Kutcher (1) Atualidades (1) Beleza (1) Britney Speares (1) Carnaval (1) Charlie Sheen (1) Cinemagrafs (1) Cobra (1) Damian Marley (1) Dicas (1) Doritos (1) FOX (1) Facebok (1) Forbes (1) Foto (1) Geoff Stults (1) Gisele Bundchen (1) Greve (1) Ideias (1) Instagram (1) Internacional (1) Internet (1) Ipad (1) Jon Heder (1) Jorge Garcia (1) Joss Stone (1) Justin Bieber (1) Kiefer Sutherland (1) Kristi Lauren (1) MTV (1) Mauricio de Sousa (1) Michael Duncan (1) Mick Jagger (1) Oportunidades (1) Oprah Winfrey (1) Passarela (1) Redes Sociais (1) Rolling Stones (1) Sarah Jones (1) Selena Gomez (1) St. Augustine (1) The Big Bang Theory (1) The Finder (1) The New Girl (1) The Now York Post (1) Touch (1) Turma da Monica (1) Twitter (1) Two and a Half Men (1) Universidade de Utah (1) Vogue (1) Warner Bros (1)

Arquivos do Blog

Seguidores

Blogroll

estatisticas gratis
© Copyright OC - Eventos e Promoções| Traduzido Por: Mais Template | Designed By Code Nirvana
Back To Top