DESTAQUE

    Posts em Destaque

    Ícones Sociais






Loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ventania assusta Grande Recife

Os fenômenos naturais estão deixando o pernambucano de "cabelo em pé". Desta vez, literalmente. Depois do tremor de terra sentido em janeiro, agora foi a vez de ventos fortes assustarem a população.
Contrariando as previsões de intensidade fraca a moderada, a velocidade do ar em movimento chegou a 86 km/h por volta das 13h30 de ontem, segundo registro da plataforma de coleta de dados meteorológicos do Recife, localizada no Bairro de San Martin. Na Várzea, a estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou um pico de 51 km/h às 14h. Força suficiente para causar transtornos. Ao meio-dia, no mesmo ponto, a intensidade foi de 25,6 km/h.



Parte da decoração de carnaval na Ponte Princesa Isabel caiu, no centro, assustando os motoristas Foto: Ricardo Fernandes/DP DA Press
O Corpo de Bombeiros recebeu mais de 15 chamados, nenhum com vítimas. Pedaços de árvores e placas caíram. Carros foram atingidos. Telhas foram arrancadas do lugar e tampas de caixa d'água voaram. Isso em cidades como Olinda e Jaboatão dos Guararapes. Em Boa Viagem, cadeiras e guarda-sóis foram carregados pelo vento, assustando os banhistas. Teve gente que deixou a praia com medo de ser atingido por um objeto "voador". A subestação de energia da Tamarineira foi afetada, provocando queda de energia em trechos de seis bairros da Zona Norte do Recife, além de municípios como Bonito, Camucim de São Félix e Bezerros. A falta de luz começou por volta das 13h. À noite, ainda havia localidades sem energia, em Casa Amarela, Boa Vista e Boa Viagem, por exemplo. A previsão para os próximos dias, segundo dados do Inmet, é de ventos fracos a moderados.

Segundo a coordenadora do Laboratório de Meteorologia de Pernambuco (Lamepe), Francis Lacerda, o fenômeno registrado ontem é normal, mas não é comum. A explicação está na formação de um vórtice ciclônico, um sistema meteorológico que provoca a formação de cúmulos-nimbos (nuvens de chuva), trazendo umidade para a região. No centro dessa formação, o tempo é bom e os ventos são calmos. Já a borda está com mais nebulosidade e ventos mais intensos. O centro está em Salvador. Pernambuco foi atingido pela borda.

O vórtice ciclônico é comum nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, durando, em geral, até março. De acordo com Francis Lacerda, dependendo da persistência do sistema ou da formação de outro vórtice, rajadas como a de ontem podem voltar a ocorrer. A de ontem foi a mais intensa do ano. A partir do mês de abril, outros fenômenos podem provocar características semelhantes. Segundo o Inmet, na estação meteorológica da Várzea o vento atingiu a velocidade de 25,6 Km/h ao meio-dia (brisa moderada na Escala Beaufort). Às 13h, estava a aproximadamente 43 km/h (vento fresco). Segundo o chefe da seção de Previsão do Tempo do Inmet/Recife, Ednaldo Correia de Araújo, em locais com prédios altos e vento canalisado, a velocidade pode ter sido ainda maior que a registrada na estação da Várzea.

Decoração no chão
Os motoristas que trafegaram no início da tarde de ontem pela Ponte Princesa Isabel, no centro do Recife, tomaram um susto. Parte da decoração de carnaval foi derrubada pelo ar em movimento, obstruindo trechos das faixas e atrapalhando o trânsito. Há relatos de que uma placa caiu sobre um veículo na Avenida Conde da Boa Vista.
O Corpo de Bombeiros recebeu chamados em 12 áreas: Apipucos, Cabo de Santo Agostinho, Ipsep, Setúbal, Boa Viagem, Itamaracá, Moreno, Campina do Barreto, Afogados, San Martin, Brasília Teimosa, Camaragibe e São Lourenço da Mata. Pelo menos um deles era relativo à queda de uma árvore sobre um carro. Outra desabou sobre o prédio do memorial da Fundação Gilberto Freyre, sem causar danos materiais ou ferir alguém. Vários semáforos deixaram de funcionar por causa da falta de energia. O problema durou cerca de quatro horas em seis cruzamentos, entre eles o da Rua Conselheiro Portela com a Avenida Rosa e Silva. Em Carpina, Zona da Mata, ventos mais fortes tambem foram relatados por moradores.


O vento forte atrapalhou os negócios do representante comercial Antônio Carlos Miranda Ramos, 49. Morador da Rua Engenheiro Bandeira de Melo, no bairro de Casa Forte, ele não pode sair de casa após o almoço porque o portão automático parou de funcionar. "Fiquei com o carro preso das 12h45 às 16h45 porque não tinha energia. Por causa disso, deixei de fechar negócios com clientes", reclamou.

No bairro de Parnamirim, o aposentado Fernando Bezerra, 70 anos, também sofreu com a falta de energia. Ele mora no 10º andar de um prédio que não tem gerador. "Faltou luz das 13h30 às 16h30. Eu tinha um compromisso, mas não pude sair", afirmou.
Moradora do bairro de Peixinhos, Olinda, Rosa Maria Cavalcanti foi uma das pessoas que teve a casa atingida pelos ventos fortes. As telhas foram tiradas do lugar e as tampas de duas caixas d'água, uma de mil litros e outra de 5 mil litros, voaram. "E elas estavam bem fechadas".


Em nota, a Celpe informou que as interrupções no fornecimento de energia em algumas áreas do Grande Recife ocorreram por causa da queda de galhos, devido à força dos ventos. Na nota, consta que a Celpe "dobrou o número de equipes de prontidão para inspecionar e sanar as ocorrências". E completa: "na Zona Norte do Recife, a queda de galhos de árvore danificou a fiação elétrica, prejudicando o fornecimento em alguns bairros". De acordo com a companhia, em grande parte da localidade a energia foi restabelecida em menos de uma hora.

Fonte: diariodepernambuco.com
COMPARTILHAR:

+1

author

Este post foi escrito por: Nome do Autor

Aqui voce coloca sua descrição!

Receba gratuito para sua Caixa de Email
Tecnologia do Blogger.

Marcadores

Curiosidades e Invenções (419) Famosos (324) Filmes / séries / desenhos / TV (304) Música (213) Diversos (196) Tecnologia (170) Moda (140) Medicina e saude (130) Esporte (118) Gastronomia e regras de etiqueta (106) Dia-a-dia (64) Educação e Cultura (64) Datas Comemorativas (48) Mundo animal (43) Eventos (42) Politica e leis (35) Jogos (31) Infórmatica (30) Turismo (26) Ciencia (23) Acidentes/ guerras/ crimes / tragédias (18) Guias (17) Jogos online (14) Decoração e dicas do dia-a-dia (13) Garoto e Garota glamour (11) Download (9) Novidades (7) Geografia (6) Emprego (4) Mural Estudantil (3) Religião (3) Tendências (3) Brasil (2) Criativo (2) Estudo (2) Lady Gaga (2) Lançamento (2) Meio Ambiente (2) Publicidade (2) Recife (2) Unhas (2) Alcatraz (1) Allen Gregory (1) Amazônia (1) Aperitivos (1) Aplicativos (1) Apple (1) Arnold Schwarzenegger (1) Ashton Kutcher (1) Atualidades (1) Beleza (1) Britney Speares (1) Carnaval (1) Charlie Sheen (1) Cinemagrafs (1) Cobra (1) Damian Marley (1) Dicas (1) Doritos (1) FOX (1) Facebok (1) Forbes (1) Foto (1) Geoff Stults (1) Gisele Bundchen (1) Greve (1) Ideias (1) Instagram (1) Internacional (1) Internet (1) Ipad (1) Jon Heder (1) Jorge Garcia (1) Joss Stone (1) Justin Bieber (1) Kiefer Sutherland (1) Kristi Lauren (1) MTV (1) Mauricio de Sousa (1) Michael Duncan (1) Mick Jagger (1) Oportunidades (1) Oprah Winfrey (1) Passarela (1) Redes Sociais (1) Rolling Stones (1) Sarah Jones (1) Selena Gomez (1) St. Augustine (1) The Big Bang Theory (1) The Finder (1) The New Girl (1) The Now York Post (1) Touch (1) Turma da Monica (1) Twitter (1) Two and a Half Men (1) Universidade de Utah (1) Vogue (1) Warner Bros (1)

Arquivos do Blog

Seguidores

Blogroll

estatisticas gratis
© Copyright OC - Eventos e Promoções| Traduzido Por: Mais Template | Designed By Code Nirvana
Back To Top