Hu Shuli (胡舒立, nascida em 1953) é a editora-chefe da Caixin Media, semanal século e Reforma da China . Ela é também o decano da Escola de Comunicação e Design na Universidade Sun Yat Sen .
Fundadora da revista de negócios chineses e finanças, Caijing , Hu Shuli era a editora-chefe por 11 anos.
Hu Shuli nasceu em Pequim , a partir de uma linhagem de jornalistas notáveis: o avô, Hu Zhongchi, era um famoso tradutor e editor
Sua mãe, Hu Lingsheng, era um editor sênior em 'Diário dos Trabalhadores . O pai dela,
A Revolução Cultural trouxe críticas à sua família (sua mãe foi colocado sob prisão domiciliária); Hu tornou-se uma Guarda Vermelha e viajou por todo o país, tentando educar-se como o melhor que podia. Depois de dois anos, ela se juntou ao de Libertação do Povo do Exército , e quando as aulas da faculdade recomeçou em 1978, ela ganhou entrada para a Universidade Popular da China , da qual ela se formou em jornalismo em 1982. Antes Caijing , ela estava trabalhando como assistente do editor, repórter e editor internacional no Worker's Daily , o maior jornal do segundo China. Ela se juntou a China Business Times , em 1992, como editor internacional e tornou-se repórter principal em 1995.
É autora de vários livros, incluindo New Financial Time , ursos Reforma no Romance e Behind The Scenes jornais americanos . Ela teve a distinção de ser classificada entre BusinessWeek " s "As Estrelas da Ásia: Líderes na vanguarda da mudança. 50"
Em 2006, Hu foi chamado um dos comentaristas mais poderosos na China pelo "Financial Times" , e O Wall Street Journal citou-a entre as "Dez Mulheres to Watch" da Ásia.
Ela foi premiada com o 2003 International Editor do Ano da World Press Review , e 2007 Prêmio Louis Lyons para a consciência e Integridade em Jornalismo pela Fundação Nieman na Universidade Harvard.
A revista dos EUA Política Externa nomeou como uma das 100 maiores intelectuais públicos do mundo em maio de 2008, ao lado de nomes como Noam Chomsky , Umberto Eco , e Salman Rushdie .
Em novembro de 2009, Hu Shuli renunciou Caijing junto com 90 por cento dos Caijing ' s jornalistas, apenas umas poucas semanas após a renúncia de Daphne Wu Chuanhui e cerca de 70 funcionários do departamento de negócios. Observando a situação, Diane Vacca em Vozes de Mulheres para a Mudança citado blogueiro chinês Hecaitou: "tem sangue em sua lâmina, e suas roupas com cheiro de pólvora. She"
A primeira edição do século Weekly sob a égide da Caixin Media foi publicado em 04 de janeiro de 2010.
Fonte: wikipedia
Por Leticia Andrade
Você tem Twitter? Aproveite e siga o @oceventos(www.twitter.com/oceventos)