Deixar pele bonita e sem manchas é essencial para uma boa aparencia e confere um aspecto saudável a todas as pessoas. No entanto algumas pessoas, tanto homens como mulheres tem alguns problemas com manchas na pele, normalmente causadas pelo excesso de sol.
Causas mais freqüentes das manchas de pele
O Brasil é um país de clima tropical e suas imensas extensões litorâneas convidam as pessoas a se expor ao sol. Para a maioria dos brasileiros pele bronzeada está diretamente relacionada ao corpo sarado, cabelo ideal, bonito e saudável, levando as pessoas a se exporem ao sol de maneira excessiva. Essa é a causa número um de manchas na pele entre a população brasileira: sol em excesso.
Outras causas de manchas na pele podem ser decorrentes de alguma doença dermatológica ou mesmo alergia, nesses casos é muito importante procurar um dermatologista.
Como evitar as manchas na pele
Estudos científicos comprovam que os efeitos dos raios ultra-violeta na pele estão cada vez mais graves devido a sua maior intensidade, assim é fundamental que se respeite os horários de maior incidência desses raios, assim banhos de sol somente até as 10 horas da manhã e depois das 3 horas da tarde.
Além disso o uso de protetor solar é imprescindível, sempre que se vai a praia, meia hora antes da exposição solar, e também sempre que se sai a rua, para o trabalho, para a escola, para o supermercado. As pequenas exposições ao sol também podem ser tão prejudiciais quanto um banho de sol na praia. Existem filtros solares próprios para serem utilizados no cotidiano, antes da maquiagem e com alta duração, ideais para o dia a dia.
Produtos para eliminar as manchas da pele
Até pouco tempo os cosméticos produzidos para combater manchas na pele tinham como substância principal a hidroquinona, no entanto o seu uso foi proibido nos Estados Unidos e também pela vigilância sanitária do Brasil. Apesar de ser eficiente para eliminar as manchas e garantir a beleza, foi comprovado que a substancia apresenta um grau de toxidade considerável, com riscos para a saúde humana. Atualmente a substancia só pode ser prescrita com receita médica.
No entanto novos estudos foram desenvolvidos e os cientistas descobriram que o óxido de zinco é igualmente eficaz para eliminar as manchas da pele e não oferece riscos a saúde humana. Segundo os estudos ficou comprovado que o oxido de zinco é uma opção segura no clareamento da pele, atuando também como um poderoso antioxidante, mantendo a pele bonita, sem manchas e evitando também o envelhecimento precoce da pele.
Não esqueça, beleza e saúde precisam andar juntas!
fonte: bicodocorvo.com