DESTAQUE

    Posts em Destaque

    Ícones Sociais






Loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Patinação - parte I


Estava procurando informações sobre patinação, e como descobri varias matérias interessantes, vou publica-las na integra para que voce tire todas as duvidas com profissionais do ramo:

Matéria do site patinacaoartistica.com

Divertida como uma brincadeira, a patinação é uma ótima opção para entrar em forma e ficar com as pernas e o bumbum durinhos

A patinação é uma modalidade esportiva que trabalha a musculatura das coxas e dos glúteos - afinal, precisamos desses músculos para manter o equilíbrio, impulsionar o corpo e deslizar sobre as rodas.

Como a postura também conta, toda a atividade é praticada com as costas retas e o abdômen contraído - e é por isso que as patinadoras não têm barriga e exibem aquele corpinho enxuto. O melhor é que você se exercita brincando!
Quem já sabe patinar pode praticar todo dia cerca de 45 minutos num parque ou numa pista. Se ficar de olho na freqüência cardíaca e se mantiver na faixa de treinamento recomendada, a pessoa estará trabalhando e melhorando a resistência cardio-respiratória.

Mais: dá para treinar e integrar os grupos desse esporte existentes em boa parte dos clubes do país ou juntar uma galera e sair por aí fazendo street rolling pelas ruas da cidade.

Benefícios que a Patinação proporciona

É correto afirmar que a patinação causa emagrecimento, desde que a praticada com uma certa freqüência.

Movimento de levantar um pé, enquanto o outro permanece no chão significa andar equilibrado.

O corpo ficará equilibrado mais facilmente se estiver em posição correta. Esta posição será obtida ao se fazer a contração isométrica dos músculos que mantém a coluna em posição ereta.

A patinação é recomendada a todas as pessoas com desvio de coluna pôr ser um exercício simétrico. É também uma boa atividade para a coordenação, visto que o patinador irá se esforçar para manter o equilíbrio.

A motricidade, exercida durante a permanência na quadra de patinação, tende a diluir as tensões do dia a dia. Praticante se torna menos tenso. Através da atividade física há uma acentuada redução da angustia.

Tombos são inevitáveis

Mas se o esporte parece tão difícil quanto escalar uma montanha, não desanime. Quem já pratica atividade física e tem boas noções de condicionamento pode até arriscar comprar um par de patins e encarar o desafio, levando quantos tombos forem necessários para assimilar o esporte. Ou, então, aprender a atividade com professores. É sempre bom saber que não existem academias que ofereçam aulas dessa modalidade - você vai encontrar apenas escolas ou clubes que ensinam a chamada patinação artística. É nesse tipo de curso que se aprende o bê-á-bá, isto é, movimentos básicos como andar de frente, de costas, cruzar para realizar uma curva e fazer balão para se desviar de obstáculos.

Adriana Brito, há oito anos instrutora de patinação artística da Associação Portuguesa de Desportos (SP), aconselha à aluna iniciante explicar ao professor que sua intenção não é competir nem se apresentar em shows, mas sim usar o esporte como atividade aeróbica com a qual pretende fortalecer a musculatura. Outra alternativa é contratar um instrutor de patins como um personal trainer. É dessa forma que José Augusto Ferrari Outeiro, professor de patinação artística e membro da Federação de Hóquei e Patinagem do Rio de Janeiro, vem ajudando algumas de suas alunas a entrar em forma deslizando sobre rodinhas.
"Praticada por no mínimo 30 minutos e no máximo 1 hora, a atividade proporciona os mesmos benefícios cardio-respiratórios que outras aeróbicas como a corrida e a caminhada, com a vantagem de modelar o corpo mais rapidamente", avalia o instrutor. Ele considera recomendável aos patinadores de primeira viagem a supervisão de um profissional que os oriente sobre os exercícios de aquecimento e alongamento antes e depois da atividade, principalmente para evitar problemas nos joelhos.

Você pode patinar?

Adriana Brito avisa que pessoas que têm hérnia de disco ou que ocasionalmente sofrem convulsões devem ficar longe do esporte, pois as quedas podem agravar ou desencadear o problema. Quem já teve lesões nas articulações (joelhos e tornozelos) também deve escolher outra atividade.
Felizmente você está liberada? Ok, então prepare a indumentária. Embora a vestimenta oficial seja meia-calça de Lycra, collant e sainha, o mais importante é estar à vontade. E segura! Proteções como joelheiras, cotoveleiras e luvinhas de couro não podem faltar.

Atenção à compra

E os patins, como fazer a escolha certa? O ideal é contar com a orientação do professor. Se você já entende do riscado e pretende contratar um instrutor apenas para ajudá-la no condicionamento físico e aprender algumas manobras mais radicais, pode optar pelas diversas marcas e designers do modelo inline, disponíveis em lojas de artigos esportivos. Mas se nunca andou de patins o melhor é escolher um modelo de quatro rodas paralelas. O único problema é que eles não são fáceis de encontrar - em geral só nas lojas especializadas.
É fácil entender. Bons patins precisam ter uma bota de couro duro e resistente, de preferência com uma proteção de gesso no tornozelo. A base também precisa ser firme. E as rodas devem ser escolhidas de acordo com o piso onde se vai treinar (emborrachadas para os lisos, duras e resistentes para o asfalto). Acontece que não existe uma marca que os ofereça com esses três itens de primeira linha. A saída, então, é escolher as melhores botas, base e rodas separadamente e mandar montar.


ver também:
Patinação - parte II

Patinação - parte III

COMPARTILHAR:

+1

author

Este post foi escrito por: Nome do Autor

Aqui voce coloca sua descrição!

Receba gratuito para sua Caixa de Email
Tecnologia do Blogger.

Marcadores

Curiosidades e Invenções (419) Famosos (324) Filmes / séries / desenhos / TV (304) Música (213) Diversos (196) Tecnologia (170) Moda (140) Medicina e saude (130) Esporte (118) Gastronomia e regras de etiqueta (106) Dia-a-dia (64) Educação e Cultura (64) Datas Comemorativas (48) Mundo animal (43) Eventos (42) Politica e leis (35) Jogos (31) Infórmatica (30) Turismo (26) Ciencia (23) Acidentes/ guerras/ crimes / tragédias (18) Guias (17) Jogos online (14) Decoração e dicas do dia-a-dia (13) Garoto e Garota glamour (11) Download (9) Novidades (7) Geografia (6) Emprego (4) Mural Estudantil (3) Religião (3) Tendências (3) Brasil (2) Criativo (2) Estudo (2) Lady Gaga (2) Lançamento (2) Meio Ambiente (2) Publicidade (2) Recife (2) Unhas (2) Alcatraz (1) Allen Gregory (1) Amazônia (1) Aperitivos (1) Aplicativos (1) Apple (1) Arnold Schwarzenegger (1) Ashton Kutcher (1) Atualidades (1) Beleza (1) Britney Speares (1) Carnaval (1) Charlie Sheen (1) Cinemagrafs (1) Cobra (1) Damian Marley (1) Dicas (1) Doritos (1) FOX (1) Facebok (1) Forbes (1) Foto (1) Geoff Stults (1) Gisele Bundchen (1) Greve (1) Ideias (1) Instagram (1) Internacional (1) Internet (1) Ipad (1) Jon Heder (1) Jorge Garcia (1) Joss Stone (1) Justin Bieber (1) Kiefer Sutherland (1) Kristi Lauren (1) MTV (1) Mauricio de Sousa (1) Michael Duncan (1) Mick Jagger (1) Oportunidades (1) Oprah Winfrey (1) Passarela (1) Redes Sociais (1) Rolling Stones (1) Sarah Jones (1) Selena Gomez (1) St. Augustine (1) The Big Bang Theory (1) The Finder (1) The New Girl (1) The Now York Post (1) Touch (1) Turma da Monica (1) Twitter (1) Two and a Half Men (1) Universidade de Utah (1) Vogue (1) Warner Bros (1)

Arquivos do Blog

Seguidores

Blogroll

estatisticas gratis
© Copyright OC - Eventos e Promoções| Traduzido Por: Mais Template | Designed By Code Nirvana
Back To Top