DESTAQUE

    Posts em Destaque

    Ícones Sociais






Loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Redução de estômago para diabéticos

Os diabéticos obesos já não precisam mais travar uma luta contra o índice de massa corpórea (IMC) para conseguir se submeter a uma cirurgia de redução de estômago onde o objetivo maior não é perder peso, mas manter a glicemia sob controle.

Luziara, fez a cirurgia em janeiro último, perdeu 17 quilos e deixou de tomar remédios para controlar a doença. Foto: Helder Tavares/DP/D.A Press

O procedimento, que antes só podia ser realizado em pessoas com obesidade moderada a severa, começa a ser disponibilizado aos obesos "leves" em Pernambuco. No Hospital das Clínicas, já se opera diabéticos com IMC entre 30 e 34,9. Antes o mínimo era 35.
27 pessoas já se submeteram ao procedimento e 74% delas nem precisam mais de medicação para controlar a doença, enquanto 19% obtiveram melhoras e puderam reduzir o uso de remédios.
As primeiras cirurgias fizeram parte de uma pesquisa de mestrado. Há três meses, foram interrompidas para publicação dos resultados do estudo. Mas a expectativa é de que a partir do segundo semestre deste ano, a redução de estômago em obesos leves passe a ser oferecida rotineiramento no hospital. Os interessados já podem se inscrever. A preparação é de cerca de três a quatro meses.


"Um percentual pequeno consegue a longo prazo manter o controle da doença"
Álvaro Ferraz - médico

A cirurgia é indicada para pacientes com diabetes tipo 2 (o mais comum), que não conseguem manter a glicemia sob controle apenas com dieta, medicação e insulina. Com a adaptação na indicação do procedimento para diabéticos, uma pessoa de 1,70 m e 86,7 Kg, por exemplo, pode ser operada. Pelo critério anterior (de IMC a partir de 35), ela precisaria ter 101,1 Kg.
A possibilidade de operar o obeso leve diabético significa um avanço na luta contra uma doença que provoca problemas sérios, como impotência, amputações, cegueira, infarto e acidentes vasculares. E pior, que não é fácil de ser controlada apenas com dietas e medicações. "Um percentual pequeno consegue a longo prazo manter o controle clínico adequado do diabetes. Na hora que surge a perspectiva de ter um controle duradouro e mais fácil (por meio da cirurgia), é um grande alento", afirmou o professor de cirurgia da Universidade Federal de Pernambuco e orientador do estudo feito com 27 pacientes, Álvaro Ferraz. O Hospital das Clínicas é um dos pioneiros no Brasil na realização de gastroplastias e uma das instituições públicas que mais realizam esse tipo de procedimento no país.


A cirurgia é parecida com a realizada em obesos mórbidos. Além da redução no estômago do paciente, é feito um desvio para que o alimento não passe pelo duodeno e vá direto para uma área do intestino delgado chamada de jejuno. Os médicos acreditam que quando o alimento desvia do duodeno, é liberado um hormônio que melhora a função da insulina. Sem contar que quando a comida chega diretamente ao jejuno, ocorre a inibição de uma outra substância, um hormônio que compete com a insulina. Somando esses dois benefícios, o pâncreas (glândula que produz a insulina) passa a funcionar de maneira mais eficaz.

No caso dos obesos leves, no entanto, não é colocado o anel gástrico, que restringe a capacidade do paciente se alimentar. "Como não queremos uma perda de peso muito grande, não colocamos o anel", disse Álvaro Ferraz. A cirurgia existe há mais de 40 anos e é considerada segura, segundo o cirurgião. O procedimento é chamado de gastroplastia com reconstituição em Y de Roux ou Bypass gástrico. Os obesos leves operados no HC foram submetidos à cirurgia entre 2002 e 2008, especialmente nos dois últimos anos. O estudo tem autorização de três comitês de ética, entre eles o da UFPE.

Luziara Carneiro de Souza, de 39 anos, foi uma das pacientes operadas durante a pesquisa. Ela fazia regime, tomava comprimidos e insulina, mas não conseguia manter a glicemia sob controle. Com 1,60 m, 89 Kg e IMC aproximado de 34, ela foi submetida à operação no dia 23 de janeiro deste ano. Duas semanas depois, ela já não precisava tomar remédios. Quase cinco meses depois, está 17 quilos mais magra. "A cirurgia foi tranquila e o pós-operatório foi ótimo", disse. Casos de diabetes não faltam na família de Luziara. Uma de suas tias chegou a ter as duas pernas amputadas e faleceu. Os pesquisadores ainda comemoram os resultados obtidos no estudo, mas já pensam em dar um salto maior: operar diabéticos não-gordos, independentemente do peso. Mas ainda precisam de autorização de comitês de ética.
Fonte: DiariodePE
COMPARTILHAR:

+1

author

Este post foi escrito por: Nome do Autor

Aqui voce coloca sua descrição!

Receba gratuito para sua Caixa de Email
Tecnologia do Blogger.

Marcadores

Curiosidades e Invenções (419) Famosos (324) Filmes / séries / desenhos / TV (304) Música (213) Diversos (196) Tecnologia (170) Moda (140) Medicina e saude (130) Esporte (118) Gastronomia e regras de etiqueta (106) Dia-a-dia (64) Educação e Cultura (64) Datas Comemorativas (48) Mundo animal (43) Eventos (42) Politica e leis (35) Jogos (31) Infórmatica (30) Turismo (26) Ciencia (23) Acidentes/ guerras/ crimes / tragédias (18) Guias (17) Jogos online (14) Decoração e dicas do dia-a-dia (13) Garoto e Garota glamour (11) Download (9) Novidades (7) Geografia (6) Emprego (4) Mural Estudantil (3) Religião (3) Tendências (3) Brasil (2) Criativo (2) Estudo (2) Lady Gaga (2) Lançamento (2) Meio Ambiente (2) Publicidade (2) Recife (2) Unhas (2) Alcatraz (1) Allen Gregory (1) Amazônia (1) Aperitivos (1) Aplicativos (1) Apple (1) Arnold Schwarzenegger (1) Ashton Kutcher (1) Atualidades (1) Beleza (1) Britney Speares (1) Carnaval (1) Charlie Sheen (1) Cinemagrafs (1) Cobra (1) Damian Marley (1) Dicas (1) Doritos (1) FOX (1) Facebok (1) Forbes (1) Foto (1) Geoff Stults (1) Gisele Bundchen (1) Greve (1) Ideias (1) Instagram (1) Internacional (1) Internet (1) Ipad (1) Jon Heder (1) Jorge Garcia (1) Joss Stone (1) Justin Bieber (1) Kiefer Sutherland (1) Kristi Lauren (1) MTV (1) Mauricio de Sousa (1) Michael Duncan (1) Mick Jagger (1) Oportunidades (1) Oprah Winfrey (1) Passarela (1) Redes Sociais (1) Rolling Stones (1) Sarah Jones (1) Selena Gomez (1) St. Augustine (1) The Big Bang Theory (1) The Finder (1) The New Girl (1) The Now York Post (1) Touch (1) Turma da Monica (1) Twitter (1) Two and a Half Men (1) Universidade de Utah (1) Vogue (1) Warner Bros (1)

Arquivos do Blog

Seguidores

Blogroll

estatisticas gratis
© Copyright OC - Eventos e Promoções| Traduzido Por: Mais Template | Designed By Code Nirvana
Back To Top