DESTAQUE

    Posts em Destaque

    Ícones Sociais






Loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano


Conhecer ao vivo parte da história de Pernambuco é o que pode ser feito ao visitar um casarão de dois andares, porta larga de entrada, três janelas e varanda, com cerca de 1.000 metros quadrados, localizado na rua do Hospício, bairro da Boa Vista, no Recife. É o Museu do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano.

O espaço, desconhecido pela maioria da população, abriga um dos mais ricos acervos do Estado. Ao todo são mais de 4.000 peças, entre móveis de famílias ilustres, pinturas, espadas, jarros de porcelana, peças numismáticas (moedas e medalhas), leques, espelhos, canhões, espingardas, quadros dos últimos três séculos, alocados em nove salas temáticas que estão em exposição permanente.

Logo na entrada, um dos maiores destaques do local. É o marco divisório entre as capitanias hereditárias de Pernambuco e de Itamaracá, assentado em 1535, quando da visita do então donatário português Duarte Coelho ao porto, depois chamado de Pernambuco Velho.

Trata-se de uma coluna cilíndrica em pedra lioz medindo cerca de 2,5 metros com o brasão e a coroa real portugueses. É monumento nacional tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), tendo sido oferecido ao Museu, em 1888, por Francisco Cavalcanti, senhor do Engenho Tabatinga, localizado em Igarassu.

A peça tem um significado histórico enorme para Pernambuco, que foi, ao lado de São Vicente, a capitania que mais prosperou. Nelas, haviam ocorrido experiências de ocupação agrícola desde o período da colonização acidental (portugueses em contato com índios). Apesar de enfrentarem problemas comuns aos das demais, Duarte Coelho e Martim Afonso de Sousa obtiveram sucesso, conseguindo maior número de colonos, estabelecendo alianças com grupos nativos. A capitania de Pernambuco tinha 60 léguas, e estendia-se desde o rio Igarassu até a foz do São Francisco.

Isso foi o começo da rica histórica do nosso Estado. No período colonial, Pernambuco tornou-se um grande produtor de açúcar e durante muitos anos foi responsável por mais da metade das exportações brasileiras. Essa riqueza foi alvo do interesse de outras nações.

Na sala à direita ao marco histórico de Pernambuco, podem ser observados dois grandes painéis representando a Batalha dos Guararapes. Há, ainda, gravuras do Conde João Maurício de Nassau Siegen, bem como figuras importantes da soberania portuguesa no Nordeste: João Fernandes Vieira, André Vidal de Negreiros, Henrique Dias e D. Antônio Filipe Camarão.

Entre as peças curiosas, está um lenço delicado de mulher bordado com as iniciais J.C.C.J. Dizem que foi apanhado pelo imperador Dom Pedro II numa rua de Goiana, em 1859, quando da sua visita. Outros objetos a serem citados são o óculos de vidros verdes que pertenceu ao capitão José de Barros Lima, “O Leão Coroado”, a bandeira da Revolução de 1817 e a espada com a qual ele deflagrou o movimento, ao matar o Brigadeiro Barbosa, no dia 06 de março.

Outro objeto de grande importância para a história pernambucana está localizado no pátio do Museu. Trata-se do canhão de bronze utilizado na Batalha dos Guararapes, pesando 2,5 toneladas, fundido em Amsterdã (Holanda) em 1629, por Assuerus Koster. Essa peça conservou-se em Pernambuco graças à ação do Instituto Arqueológico, que conseguiu junto ao Ministério da Defesa, em 1866, permanecer com a posse dele – o outro canhão foi para o Rio de Janeiro.

Quanto à coleção de moedas, destacam-se as comemorativas à Abolição da Escravatura (1888); Cinqüentenário do Instituto (1912); Centenário da Revolução Republicana (1917); Centenário da Confederação do Equador (1924); Centenário do Instituto (1962); Centenário do falecimento do Conde da Boa Vista (1970); e Sesquicentenário do arcabuzamento de Frei Caneca (1975).

E, para manter tudo em ordem, é necessário investimento. José Gomes, diretor de acervo do Instituto, destaca que as dificuldades são enormes, mas com o empenho de todos os 50 sócios efetivos comandados por Luzilá Gonçalves, (historiadores, psicólogos, pedagogos, geógrafos, antropólogos, geólogos, arqueólogos, museólogos e escritores) consegue angariar doações de instituições privadas e organizações não-governamentais.

Uma dessas é a Fundação Vitae, de São Paulo/SP, que através de convênio repassou, aproximadamente R$ 70 mil. Esse montante está sendo utilizado nos trabalhos de catalogação e higienização da Biblioteca, que conta com acervo importante e obras raras. “A catalogação será informatizada e a higienização é fundamental para evitarmos perdas nos exemplares causadas por cupins”, completa Gomes.

Biblioteca – São aproximadamente 65.000 processos (inventários, crimes, falências etc), e ainda coleções de jornais do Século XIX, como, por exemplo, Diabo a Quatro, que satirizava por meio de desenhos assuntos de interesse da época (política e economia). Além disso, lá encontra-se coleção de ordens régias desde o século XVIII e atas da Câmara dos Vereadores do Recife desse mesmo período.

Na biblioteca, todos os dias tem gente de outros Estados e de outros países, em busca de documentos. Um dos exemplos é Sandro Gama, paulista, que está fazendo mestrado na área de História pela Universidade de São Paulo (USP). Ele ressalta a qualidade do acervo. “Depois de viajar por várias cidades, consegui encontrar no Recife documentos importantes e relativos ao período do meu estudo, que é sobre a libertação dos escravos”, diz.

Sobre o objetivo dos que fazem o espaço, José Gomes informa que a meta é oferecer às pessoas uma visita simples e desprovida de estética. “A intenção é transmitir ao público a importância da história”, afirma.
Comenta-se que o Museu teve suas origens a partir das críticas feitas pelo Imperador D. Pedro II, quando da sua vinda ao Recife, em 1859, sobre o descaso e a indiferença dos intelectuais pernambucanos quanto ao passado histórico do Estado. Daí, um grupo de estudiosos decidiu criar a instituição, passando a recolher qualquer tipo de doação.

O Museu do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano é o segundo mais antigo do Brasil, tendo sido fundado em 27 de janeiro de 1862, através da iniciativa privada. Só abriu suas portas à visitação em 1866 com o nome de “Sociedade Arqueológica”.

Inicialmente, funcionou na Biblioteca Provincial do Convento do Carmo, passando pela Biblioteca Pública do Convento de São Francisco, Palácio da Província (hoje Palácio do Campo das Princesas), Ginásio Pernambucano, até que no Governo Manoel Borba, em 1920, passou a ter sua sede na rua do Hospício, onde permanece até hoje.

Vale salientar que, naquela época, os museus recebiam qualquer tipo de doações, devendo recolher as “curiosidades” ou “raridades”. Foi aí onde apareceram cascos de tartarugas gigantes, chifre de rinoceronte, costela de baleia, e até mesmo uma pedra anti-diluviana.

COMPARTILHAR:

+1

author

Este post foi escrito por: Nome do Autor

Aqui voce coloca sua descrição!

Receba gratuito para sua Caixa de Email
Tecnologia do Blogger.

Marcadores

Curiosidades e Invenções (419) Famosos (324) Filmes / séries / desenhos / TV (304) Música (213) Diversos (196) Tecnologia (170) Moda (140) Medicina e saude (130) Esporte (118) Gastronomia e regras de etiqueta (106) Dia-a-dia (64) Educação e Cultura (64) Datas Comemorativas (48) Mundo animal (43) Eventos (42) Politica e leis (35) Jogos (31) Infórmatica (30) Turismo (26) Ciencia (23) Acidentes/ guerras/ crimes / tragédias (18) Guias (17) Jogos online (14) Decoração e dicas do dia-a-dia (13) Garoto e Garota glamour (11) Download (9) Novidades (7) Geografia (6) Emprego (4) Mural Estudantil (3) Religião (3) Tendências (3) Brasil (2) Criativo (2) Estudo (2) Lady Gaga (2) Lançamento (2) Meio Ambiente (2) Publicidade (2) Recife (2) Unhas (2) Alcatraz (1) Allen Gregory (1) Amazônia (1) Aperitivos (1) Aplicativos (1) Apple (1) Arnold Schwarzenegger (1) Ashton Kutcher (1) Atualidades (1) Beleza (1) Britney Speares (1) Carnaval (1) Charlie Sheen (1) Cinemagrafs (1) Cobra (1) Damian Marley (1) Dicas (1) Doritos (1) FOX (1) Facebok (1) Forbes (1) Foto (1) Geoff Stults (1) Gisele Bundchen (1) Greve (1) Ideias (1) Instagram (1) Internacional (1) Internet (1) Ipad (1) Jon Heder (1) Jorge Garcia (1) Joss Stone (1) Justin Bieber (1) Kiefer Sutherland (1) Kristi Lauren (1) MTV (1) Mauricio de Sousa (1) Michael Duncan (1) Mick Jagger (1) Oportunidades (1) Oprah Winfrey (1) Passarela (1) Redes Sociais (1) Rolling Stones (1) Sarah Jones (1) Selena Gomez (1) St. Augustine (1) The Big Bang Theory (1) The Finder (1) The New Girl (1) The Now York Post (1) Touch (1) Turma da Monica (1) Twitter (1) Two and a Half Men (1) Universidade de Utah (1) Vogue (1) Warner Bros (1)

Arquivos do Blog

Seguidores

Blogroll

estatisticas gratis
© Copyright OC - Eventos e Promoções| Traduzido Por: Mais Template | Designed By Code Nirvana
Back To Top