1º passo ao adquirir o filhote:
Assim que você adquirir seu filhote, leve-o a um veterinário de sua confiança para que ele possa examiná-lo e dar as melhores instruções sobre cuidados da saúde e comportamento.
Leve com você os documentos do seu filhote (se ele possuir), como carteira de vacinação, vermifugação, etc., para que o veterinário possa saber do histórico.
O veterinário realizará os exames necessários para saber as condições do seu filhotinho.
Por fim, aproveite e tire todas suas dúvidas de como cuidar do seu novo amigo.
Chegando em casa:
- O filhote irá sofrer um grande stress pela separação da mãe e a mudança de ambiente, portanto seja paciente, dê bastante atenção e carinho, para o animal.
- Escolha um local arejado e agradável, protegido do sol, chuva e vento para ser o cantinho do seu filhote.
- Coloque no local escolhido, uma caminha ou casinha confortável e de acordo com o tamanho dele, para que ele durma e descanse.
- Neste mesmo local devem ter 2 vasilhas, uma de água e outra para comida. Lembre-se, a água deve estar sempre fresca e limpa, e as vasilhas devem ser de tamanho ideal, nem muito grandes e nem muito pequenas.
- Ofereça ao seu amiguinho, brinquedos para que ele possa se distrair e brincar junto com você. Eles adoram brinquedos!
- É preciso também escolher o local onde ele fará as necessidades, no caso dos gatos colocar uma bandeja com areia sanitária, que pode ser adquirida em pet shop ou supermercado, ou colocar jornal para cães. Nos primeiros dias o animal deverá ser colocado próximo ao este local, para que consiga localiza-lo facilmente sempre que necessário.
- Na 1ª noite, se o filhote chorar, não repreenda-o e nem leve-o para sua cama, ele precisa aprender a dormir sozinho e isso acontecerá com o tempo. Você poderá colocar uma bolsa com água morna e um cobertor para ele dormir na 1ª noite, isso o ajudará a não sentir falta de sua mãe e da companhia dos outros filhotes.
- Colocar um som baixinho, ou um relógio que faça barulho de tic-tac no local poderá ajudar o filhote a não se sentir sozinho quando ele for dormir.
Obediência:
- Desde o momento que o animal chega em casa ele precisa começar a aprender as regras e os comandos. Lembre-se que os costumes adquiridos neste momento podem ser difíceis de serem modificados depois.
- O filhote precisa aprender o significado das palavras: NÃO, MUITO BEM, AQUI...
- É preciso mostrar para o animal desde cedo que quem manda é você e não ele.
- Não permita que o animal rosne ou seja agressivo, repreenda-o usando a palavra NÃO.
- Lembre-se que o adestramento do animal não deve incluir nunca: bater no animal ou prendê-lo por longos períodos.
- Caso haja necessidade, você poderá optar pela ajuda de um profissional para o adestramento, neste caso, o veterinário poderá indicar uma pessoa de confiança.
Alimentação:
- De preferência não mude a ração nos primeiros dias, procure primeiro a orientação do veterinário.
- Alimentar seu filhote de 3 a 5 vezes ao dia até 6 meses de idade. As medidas você encontrará na embalagem da ração, ou a critério do Veterinário.
- Os filhotes alimentam-se com maior freqüência que os adultos.
- Conforme o animal for crescendo o número deve-se reduzir o número de vezes da alimentação para até 2 vezes ao dia, em alguns casos, principalmente para os gatos a alimentação pode ficar a vontade. Converse com o veterinário sobre a melhor opção para o seu filhote.
- Quando ele tiver um ano, deve-se trocar para ração de adulto, já que ele deixou de ser um filhote.
- A quantidade irá variar de acordo com a raça, peso e idade.
- Não é necessário acrescentar nada a ração, elas já são formuladas para suprir as necessidades do seu animal. Apenas adicione alguma coisa se for orientação do Veterinário.
- Você pode oferecer petiscos próprios para animais para o seu filhote, utilize-o para premia-lo quando ele acertar. Evite sempre oferecer alimentos nossos para os filhotes eles podem fazer mal para a saúde do filhote além de sujar os dentes.
- Armazene a ração em local seco e fresco para que ela não fermente.
Vermifugação e vacinação:
- A vacinação é importante para proteger o seu filhote de muitas doenças, elas devem ser iniciadas por volta dos 45 dias de vida. Não deixe de procurar a orientação de um Veterinário sobre qual as vacinas mais importantes para seu filhote.
- A vermifugação é tão importante quanto a vacinação.
- A verminose pode causar a redução do peso, diarréia, aumento do abdome, entre outros problemas.
- Além disso, os vermes podem também ser transmitidos para o homem, causando diversas doenças chamadas zoonoses.
- Consulte o Veterinário para saber a melhor época e esquema e vermifugação.
Higiene sanitária:
- Você deve estabelecer o local onde seu animal deverá defecar e urinar. No caso de cães, utilize folha de jornal ou tapete higiênico, pingue de 4 a 8 gotas de Good Dog (atrativo sanitário) e coloque no local desejado, mostrando ao seu animal que aquele é o local onde ele deverá fazer suas necessidades. Para gatos, utilize bandejas sanitárias com areia, troque a areia conforme a necessidade, pois os gatos não gostam de lugares sujos e se a areia estiver muito suja, ele acabará indo procurar um outro local para fazer as necessidades.
- Procure leva-lo a este local muitas vezes por dia, principalmente após as refeições e quando ele acordar.
- Quando seu filhotinho fizer as necessidades no local errado, repreenda-o. Não bata ou esfregue o focinho dele no local! Mostre-o que aquilo é errado e indique o local certo.
- Limpar bem o local para retirar qualquer resíduo de urina e fezes, com produtos que não contenham amônia, se preferir utilize o Removedor de Manchas e Odores que neutraliza os odores e remove as manchas de origem orgânica (urina, fezes, vômito, etc). Se preciso, utilize o Repell Pet que possui odor repelente para animais, evitando que o animal volte a utilizar aquele local para fazer suas necessidades.
- Quando seu animal utilizar o local correto para as necessidades, agrade-o, dê carinho ou dê uma recompensa (como biscoitos para animais) para que ele entenda que o que ele fez é bom e correto.
Banho:
- Seu filhote só poderá tomar banho no pet shop quando estiver com as vacinas completas, assim você garante que ele está protegido contra as doenças, podendo entrar em contato com outros animais.
- Mas, antes disso, seu filhote poderá tomar banho em casa a partir de 4 semanas de vida, o filhote é mais sensível, portanto é importante utilizar produtos próprios para eles. Como o Astor Filhotes (hipoalergênico, não irrita os olhos) ou Astor Banho Seco (não é necessário molhar o animal).
Escovação dos pêlos:
- A escovação dos pêlos é muito importante, ela elimina poeira e pêlos mortos, evita nós, deixando assim que a pele respire.
- Se seu animal possue pêlos longos, é recomendada a escovação diária.
- Se seu animal possue pêlos curtos, pode-se escová-los 1 vez por semana.
- A escovação deve ser feita desde o início, para que se torne um hábito e vire um momento de prazer e interatividade do animal com seu dono.
Cuidados dentais:
- Os cães e gatos não possuem dentes ao nascer. Cada dente nasce em uma determinada fase da vida, podendo assim, saber a idade do seu filhote, observando seus dentes.
- Primeiro nascem os incisivos, depois os caninos e por último os pré-molares (enquanto filhotes, não possuem molares). Na primeira dentição, os dentes são chamados de decíduos (popularmente chamados de dente de leite). Após a troca, os dentes são permanentes.
Nascimento dos dentes decíduos (“de leite”) :
| Incisivos | Caninos | Pré-molares |
Cão | 2-4 semanas | 3-5 semanas | 4-12 semanas |
Gato | 2-4 semanas | 3-4 semanas | 3-8 semanas |
Nascimento dos dentes permanentes
| Incisivos | Caninos | Pré-molares | Molares |
Cão | 3-5 meses | 4-7 meses | 4-6 meses | 4-7 meses |
Gato | 3-4,5 meses | 4-5 meses | 4-6 meses | 4-5 meses |
- É muito importante a higiene dental para prevenir a formação de cálculos dentários (tártaro), mau hálito, inflamação da gengiva e até a queda dos dentes.
- A escovação é um hábito que deve ser introduzido gradativamente. Primeiro, faça-o lamber uma pequena quantidade de São & Belo Creme Dental colocado em seus dedos, em seguida massageie os lábios e gengivas do seu animal. Após ter introduzido esse hábito, comece a utilizar São & Belo Escova Dental ou São & Belo Dedeira Dental. Escove alguns dentes de início, aumentando gradativamente e quantidade de dentes, até atingir a escovação completa.
- A escovação deve ser realizada no mínimo 2 vezes por semana.
Reprodução:
- A cadela entra no 1º cio entre 6 e 12 meses de idade. Os cios ocorrem geralmente 2 vezes ao ano (cada 6 meses) e a gestação dura em média 63 dias.
- A gata entra no 1º cio por volta de 7 meses de vida. A gestação dura de 64 a 67 dias.