Pesquisar preço e ir às lojas sem os filhos são dicas valiosas para quem quiser economizar na hora de comprar material escolar. Produtos como lápis, caderno e mochila estão mais caros do que no início do ano passado: no período de janeiro a dezembro de 2009, o reajuste foi quase o dobro da inflação. Enquanto o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), apurado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), ficou em 3,65%, a variação de preços de material escolar chegou a 6,61%.
Para não doer no bolso, o coordenador do IPC, Antonio Evaldo Comune, recomenda que as famílias pesquisem em várias lojas. “Os pais também devem ficar atentos às superpromoções. Algumas lojas barateiam alguns produtos para servirem de chamariz e encarecem outros.”
Segundo ele, os preços costumam subir mais nesta época do ano, porque é quando há mais procura. “Em relação a dezembro, a primeira semana de janeiro já teve um aumento de 0,60%.” Ele desaconselha, porém, esperar passar o mês para ir às compras. “Os preços não vão baixar e os modelos mais baratos podem acabar. O consumidor corre o risco de ficar com menos opções.”
Fonte: G1