DESTAQUE

    Posts em Destaque

    Ícones Sociais






Loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Saiba a distancia adequada para assistir TV

Oftalmologista alerta para a relação de distância que deve ser mantida entre a tela da televisão e os olhos do espectador de acordo com o tamanho da tela.

Grandes telas exigem menor esforço de acomodação do cristalino, mas cuidado, resista às telas que não se adequam ao tamanho da sua sala.

O oftalmologista Canrobert Oliveira, do Hospital Oftalmológico de Brasília (HOB), alerta para a relação que deve ser observada entre o tamanho das telas e a distância saudável aos olhos do espectador.


Adequação - Na hora de decidir, Canrobert aconselha que o torcedor leve em consideração que "as telas de até 29 polegadas devem ser colocadas em locais que permitam uma distância de pelo menos três metros de distância dos telespectadores".
Já as telas com mais de 34 polegadas precisam ficar a uma distância mínima de cinco metros dos torcedores.

"A distância é que vai fazer menos ou mais cansativo o tempo em frente à televisão. A falta dessa adequação provoca perda de atenção, sonolência e em alguns casos, se o espectador for portador de hipermetropia ou astigmatismo, não corrigidos por óculos, lentes ou cirurgia, poderá sentir dor de cabeça"
comenta.


Estatística -
De acordo com o IBGE, 94% dos domicílios têm pelo menos um aparelho de televisão. Isso representa mais de 53,3 milhões de residências que, com uma média de 3,2 pessoas cada um, representa um público total de 170,8 milhões de telespectadores em dias convencionais. Atenta a esses dados e a sua evolução, especialmente em anos de Copa do Mundo, como este, quando o Brasil todo se concentrará nos lances dentro dos estádios da África do Sul, a indústria de televisores estima um volume de vendas superior a 10 milhões de aparelhos só no Brasil.

O médico brasiliense alerta para as dicas de saúde visual, para que o prazer de assistir televisão não se transforme em desconforto visual.


Superdefinição -
Segundo Canrobert, a TV de plasma, por exemplo, exige alguns cuidados, relacionados à saúde visual, sobre o ambiente em que será instalada. A indústria conseguiu vencer o desafio de superar o tamanho das telas e controlar os pontos luminosos oferecendo uma superdefinição de imagem na TV de plasma em razão dessa imagem formar-se por estímulo, por descarga de elétrons, sobre pixels coloridos que geram luz própria, uma vez que são preenchidos por uma mistura de gases.


Algumas marcas chegaram a oferecer telas de 103 polegadas no mercado. "Praticamente uma tela de cinema e que precisa de um espaço maior entre o monitor e o espectador, do que uma tela convencional para garantir a qualidade da imagem e da saúde ocular", assinala.

Ele explica que a musculatura intrínseca do olho trabalha com intensidade para focalizar as imagens na retina, quando essas estão a menos de cinco metros de distância.
A partir dessa distância, a musculatura relaxa. "Então, o ideal seria a televisão estar a cinco metros de distância, mas isso é quase impossível, pois a maioria das salas dos imóveis atuais não tem essa metragem", pondera.


Míopes -
A situação dos míopes é diferente, pois a musculatura intrínseca do olho é mais fraca e já é relaxada, esclarece. Canrobert considera que a nova geração de televisores, devido à imagem mais nítida, permite uma distância maior entre o aparelho e o espectador, exigindo menor esforço de acomodação do cristalino.


Iluminação -
Quanto à iluminação do ambiente, o médico do HOB diz que a penumbra é mais confortável aos olhos para assistir televisão. Ele ilustra o efeito de uma sala muito iluminada com o impacto de quando uma pessoa se depara, à noite, com um farol alto de automóvel. "Nesse instante, há um consumo exagerado de pigmentos da retina (rodopsina, derivada da vitamina A), os quais são responsáveis pela visão. Assim, até a reposição dessa substância, fica-se alguns segundos com dificuldade de enxergar", descreve.


Fonte: ATF Comunicação
COMPARTILHAR:

+1

author

Este post foi escrito por: Nome do Autor

Aqui voce coloca sua descrição!

Receba gratuito para sua Caixa de Email
Tecnologia do Blogger.

Marcadores

Curiosidades e Invenções (419) Famosos (324) Filmes / séries / desenhos / TV (304) Música (213) Diversos (196) Tecnologia (170) Moda (140) Medicina e saude (130) Esporte (118) Gastronomia e regras de etiqueta (106) Dia-a-dia (64) Educação e Cultura (64) Datas Comemorativas (48) Mundo animal (43) Eventos (42) Politica e leis (35) Jogos (31) Infórmatica (30) Turismo (26) Ciencia (23) Acidentes/ guerras/ crimes / tragédias (18) Guias (17) Jogos online (14) Decoração e dicas do dia-a-dia (13) Garoto e Garota glamour (11) Download (9) Novidades (7) Geografia (6) Emprego (4) Mural Estudantil (3) Religião (3) Tendências (3) Brasil (2) Criativo (2) Estudo (2) Lady Gaga (2) Lançamento (2) Meio Ambiente (2) Publicidade (2) Recife (2) Unhas (2) Alcatraz (1) Allen Gregory (1) Amazônia (1) Aperitivos (1) Aplicativos (1) Apple (1) Arnold Schwarzenegger (1) Ashton Kutcher (1) Atualidades (1) Beleza (1) Britney Speares (1) Carnaval (1) Charlie Sheen (1) Cinemagrafs (1) Cobra (1) Damian Marley (1) Dicas (1) Doritos (1) FOX (1) Facebok (1) Forbes (1) Foto (1) Geoff Stults (1) Gisele Bundchen (1) Greve (1) Ideias (1) Instagram (1) Internacional (1) Internet (1) Ipad (1) Jon Heder (1) Jorge Garcia (1) Joss Stone (1) Justin Bieber (1) Kiefer Sutherland (1) Kristi Lauren (1) MTV (1) Mauricio de Sousa (1) Michael Duncan (1) Mick Jagger (1) Oportunidades (1) Oprah Winfrey (1) Passarela (1) Redes Sociais (1) Rolling Stones (1) Sarah Jones (1) Selena Gomez (1) St. Augustine (1) The Big Bang Theory (1) The Finder (1) The New Girl (1) The Now York Post (1) Touch (1) Turma da Monica (1) Twitter (1) Two and a Half Men (1) Universidade de Utah (1) Vogue (1) Warner Bros (1)

Arquivos do Blog

Seguidores

Blogroll

estatisticas gratis
© Copyright OC - Eventos e Promoções| Traduzido Por: Mais Template | Designed By Code Nirvana
Back To Top