DESTAQUE

    Posts em Destaque

    Ícones Sociais






Loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Técnica que muda a cor dos olhos é condenada por médicos

Depois da cor do cabelo, do formato do nariz e do tamanho dos seios, um cirurgião do Panamá propõe a possibilidade de mudar definitivamente outro atributo: a cor dos olhos. Ele criou uma técnica para implantar uma lente colorida na frente da íris, que tampa a cor original.

O inventor do procedimento é o oftalmologista Delary Kahn, que afirma que há brasileiros viajando para se submeter à cirurgia, apesar de ´não passarem de uma dezena´. Ele diz que a técnica é feita desde 2002 e é usada também para albinos (que têm a íris transparente) e para pessoas com problemas nessa estrutura ocular.

Vários médicos brasileiros, porém, condenam a técnica. O presidente do Colégio Brasileiro de Oftalmologia, Hamilton Moreira, por exemplo, se diz ´radicalmente contrário´. A entidade encaminhou, em março, uma carta ao Ministério Público do Rio afirmando que o procedimento "acarreta riscos altos de complicações sérias e irreversíveis, tais como a cegueira". Glaucoma e catarata também são citados.
Moreira diz que, futuramente, pode até ser criada uma técnica segura para mudar a cor dos olhos, mas que a atual é ´um absurdo´. "Certamente comprometerá a qualidade da visão dos pacientes no futuro".

Wallace Chamon, oftalmologista do Instituto da Visão da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), diz que a íris é uma estrutura ´extremamente delicada´ e que a cirurgia é agressiva e ´totalmente experimental´. Ele sabe de ao menos quatro pacientes brasileiros que passaram pelo método. "Alguns deles tiveram problemas sérios. Não vai ser infrequente ver pessoas cegas".

´Loucura´ é o termo usado pelo oftalmologista Newton Kara José, professor emérito da USP (Universidade de São Paulo), para se referir à técnica. "É uma das maiores imbecilidades que já ouvi. Mesmo no caso dos albinos, é muito mais lógico e seguro que coloquem lentes de contato coloridas".

O oftalmologista Remo Susanna Jr., professor da USP, atendeu uma modelo argentina que mudou os olhos de castanhos para azuis e quase ficou cega. "A lente foi retirada, mas ela perdeu 80% do nervo ótico direito e 70% do esquerdo".

Delary Kahn diz que já fez mais de 600 cirurgias. Ele admite que não há estudos de longo prazo, mas afirma que a tecnologia é adaptada de um procedimento conhecido, a cirurgia de catarata, que também envolve uma lente intraocular. Segundo ele, a incidência de efeitos colaterais é de 1%.

Para o oftalmologista William Teixeira Jr., que acompanha uma paciente brasileira que se submeteu à operação, os riscos não são maiores do que os de qualquer cirurgia oftalmológica. "Cada pessoa tem que ver quais são os seus sonhos. Sabendo que há um risco, pode optar por fazer ou não".
Ele diz que, no Panamá, não é exigido que se façam pesquisas experimentais e testes em humanos antes que o procedimento seja oferecido. "Num congresso de oftalmologia, esse panamenho tentou apresentar essa lente, mas ela não foi aprovada porque não havia estudos". Defende, porém, que sejam feitas pesquisas na área e diz que, se a técnica for liberada pela Anvisa, pode aplicá-la.
Teixeira Jr. faz parte do grupo que o cirurgião plástico João Magalhães, professor da Universidade Iguaçu, no Rio, criou para estudar o caso da paciente brasileira. Ele a acompanhou ao Panamá para observar a cirurgia e acredita que em breve a técnica deva ser aplicada no Brasil. "É extremamente simples, dura dez minutos, não punciona nenhuma veia, não tem pontos e só exige anestesia tópica". Segundo ele, o paciente fica ´encantado´ com o resultado. "Pessoas de olhos claros chamam mais a atenção".
Magalhães diz que está recrutando pacientes para testar a cirurgia no país. Para isso, será necessária autorização da Anvisa. Ele afirma que as críticas que a técnica recebe se devem ao fato de ser nova. "A sociedade médica sempre vê qualquer inovação com rigor".

"O problema não é a cirurgia ser nova nem o tipo de técnica cirúrgica empregada. O problema são os resultados, o custo-benefício em termos de saúde", avalia Newton Kara José.
Ele considera o procedimento muito diferente de uma cirurgia de catarata, na qual a lente substitui o cristalino. "Nesse caso, a lente preenche um espaço que não é para isso. A chance de ter glaucoma, inflamações no olho e descompensação da córnea é enorme".

COMO É O PROCEDIMENTO
Um microscópio é posicionado por cima da cabeça do paciente. O médico enrola a lente na forma de um bastonete.
É feita uma pequena punção na base do globo ocular.
O cirurgião faz uma incisão de 3mm
A lente é introduzida com uma pinça na frente da íris e desdobrada na parte de dentro da câmara anterior.

O OLHO
Nesta cirurgia, a íris que da o tom da cor do olho, não é alterada. A lente é introduzida na câmara anterior.
Fonte: Jornalpequeno.com.br
COMPARTILHAR:

+1

author

Este post foi escrito por: Nome do Autor

Aqui voce coloca sua descrição!

Receba gratuito para sua Caixa de Email

1 comentários:

Esse procedimento de mudar a cor dos olhos, tem deixado as pessoas cegas após um ou dois anos. É um crime não falar dos efeitos colaterais, todas as pessoas que fizeram vão ter que retirar as lentes e fazer um transplante de córneas.. Conheço varias pessoas passando por isso. Conhecimento de causa.

Reply
CodeNirvana
Tecnologia do Blogger.

Marcadores

Curiosidades e Invenções (419) Famosos (324) Filmes / séries / desenhos / TV (304) Música (213) Diversos (196) Tecnologia (170) Moda (140) Medicina e saude (130) Esporte (118) Gastronomia e regras de etiqueta (106) Dia-a-dia (64) Educação e Cultura (64) Datas Comemorativas (48) Mundo animal (43) Eventos (42) Politica e leis (35) Jogos (31) Infórmatica (30) Turismo (26) Ciencia (23) Acidentes/ guerras/ crimes / tragédias (18) Guias (17) Jogos online (14) Decoração e dicas do dia-a-dia (13) Garoto e Garota glamour (11) Download (9) Novidades (7) Geografia (6) Emprego (4) Mural Estudantil (3) Religião (3) Tendências (3) Brasil (2) Criativo (2) Estudo (2) Lady Gaga (2) Lançamento (2) Meio Ambiente (2) Publicidade (2) Recife (2) Unhas (2) Alcatraz (1) Allen Gregory (1) Amazônia (1) Aperitivos (1) Aplicativos (1) Apple (1) Arnold Schwarzenegger (1) Ashton Kutcher (1) Atualidades (1) Beleza (1) Britney Speares (1) Carnaval (1) Charlie Sheen (1) Cinemagrafs (1) Cobra (1) Damian Marley (1) Dicas (1) Doritos (1) FOX (1) Facebok (1) Forbes (1) Foto (1) Geoff Stults (1) Gisele Bundchen (1) Greve (1) Ideias (1) Instagram (1) Internacional (1) Internet (1) Ipad (1) Jon Heder (1) Jorge Garcia (1) Joss Stone (1) Justin Bieber (1) Kiefer Sutherland (1) Kristi Lauren (1) MTV (1) Mauricio de Sousa (1) Michael Duncan (1) Mick Jagger (1) Oportunidades (1) Oprah Winfrey (1) Passarela (1) Redes Sociais (1) Rolling Stones (1) Sarah Jones (1) Selena Gomez (1) St. Augustine (1) The Big Bang Theory (1) The Finder (1) The New Girl (1) The Now York Post (1) Touch (1) Turma da Monica (1) Twitter (1) Two and a Half Men (1) Universidade de Utah (1) Vogue (1) Warner Bros (1)

Arquivos do Blog

Seguidores

Blogroll

estatisticas gratis
© Copyright OC - Eventos e Promoções| Traduzido Por: Mais Template | Designed By Code Nirvana
Back To Top