DESTAQUE

    Posts em Destaque

    Ícones Sociais






Loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Praça da República


A Praça da República está situada no extremo norte da Ilha de Santo Antônio, no Recife, entre as margens do rio Capibaribe, e relativamente próxima à Praça da Independência. No século XVII, tratava-se de um espaço muito apreciado pelo Conde Maurício de Nassau que, nele, em 1642, construiu o Palácio de Friburgo, ou das Torres, onde mantinha um parque zôo-botânico.

No final do século XVIII, o referido Palácio é destruído e, a partir daí, o nome do logradouro muda diversas vezes. Primeiro é chamado de Campo do Palácio Velho; depois, troca-se para Campo do Erário, quando a tesouraria da Capitania de Pernambuco havia ocupado uma antiga dependência do Palácio das Torres. O nome se transforma em seguida em Campo da Honra, com a revolução de 1817. É importante registrar que, em 1821, no período em que o local se chamava Campo da Honra, foram nele enforcados os revolucionáros: Antônio Henrique Rabelo, padre Antônio Pereira de Albuquerque, Amaro Coutinho, Domingos Teotônio Jorge, José de Barros Lima (o Leão Coroado), José Peregrino Xavier de Carvalho e vigário Tenório.

Com a construção do novo Palácio do Governo, pelo Conde da Boa Vista, a praça é chamada de Largo do Palácio. Em 1859, depois da visita de Dom Pedro II a Pernambuco, o local é denominado Campo das Princesas. E, por fim, com a queda do império e a conseqüente mudança da forma de governo, o logradouro adquire o nome pelo qual ainda é chamado atualmente: Praça da República.

Essa praça possui oito estátuas de bronze, dispostas em duas grandes fileiras, que representam divindades clássicas da mitologia greco-romana: Ceres (deusa da fertilidade), Diana (deusa da caça), Flora (deusa das flores), Juno (rainha dos deuses e do Olimpo, protetora das mulheres e do casamento), Minerva (deusa das artes e ciências), Niobe, Vesta e Têmis (deusa da justiça). Os postes de iluminação, por sua vez, são esculturas de ferro, bem trabalhadas, e que apresentam as três Graças, filhas de Vênus: Tália, a verdejante; Agláia, o esplendor; e Eufrosina, a alegria. Alguns anjos se encontram na base desses postes, de onde é possível ler três frases escritas em latim que, traduzidas, dizem o seguinte:

Diante dos homens o longo amor testemunha a união dos dois corações. Diante de Deus, a união dos espíritos.

Aqui Catarina depositou o coração do rei, seu marido, desejando poder sepultá-lo no próprio seio.

Coração que perdeu a morada, coração que seguiu as coisas do alto. A graça eleva de fato as coisas ao ponto culminante.

Na praça, importantes ruas e avenidas têm início: a rua do Imperador Dom Pedro II, a avenida Dantas Barreto, a rua Frei Vicente Salvador, e a avenida Martins de Barros.

Um relevante conjunto de prédios, monumentos, estátuas e árvores estão presentes no logradouro e/ou à sua volta, como o Palácio do Governo (desde 1967, a residência oficial do Governador do Estado), o Teatro Santa Isabel, o Liceu de Artes e Ofícios, o Palácio da Justiça, a Secretaria da Fazenda, o Arquivo Público Estadual, a estátua (em bronze) de Francisco do Rego Barros (o Conde da Boa Vista), um baobá (árvore proveniente das estepes africanas, de tronco baixo, mas cuja grossura chega a atingir até 9 metros de diâmetro), algumas tamareiras (palmeiras ornamentais, originárias do norte da África, úteis pelos seus frutos e sua madeira), e uma fonte luminosa.

Cabe registrar que Francisco do Rego Barros (Barão, Visconde e, depois, Conde da Boa Vista), foi presidente da província de Pernambuco durante sete anos (1837-1844), e muito modernizou o Recife. Tendo estudado na Europa, e empreendendo novos métodos de trabalho, ele trouxe da França uma equipe de engenheiros e técnicos, e solicitou-lhes que construíssem estradas de rodagem e pontes, abrissem canais, realizassem aterros, e construíssem na cidade, inclusive, um novo Palácio do Governo e o Teatro Santa Isabel. Por essa razão, na Praça da República encontra-se uma estátua de um dos integrantes daquela equipe, o engenheiro francês Louis Léger Vauthier, fruto do trabalho do escultor pernambucano Abelardo da Hora, com um pequeno texto registrado em seu pedestal:

Louis Léger Vauthier amou o Recife, cidade a que serviu devotadamente de 1841 a 1848 com a sua ciência, com a sua inteligência e com o seu humanismo. O Recife lhe é grato. Gilberto Freyre. 7-10-1974. Administração Augusto Lucena.

A Praça da República, sem dúvida alguma, representa hoje o mais belo e bem cuidado logradouro público, assim como o principal centro cívico, cultural e administrativo da cidade do Recife.

COMPARTILHAR:

+1

author

Este post foi escrito por: Nome do Autor

Aqui voce coloca sua descrição!

Receba gratuito para sua Caixa de Email
Tecnologia do Blogger.

Marcadores

Curiosidades e Invenções (419) Famosos (324) Filmes / séries / desenhos / TV (304) Música (213) Diversos (196) Tecnologia (170) Moda (140) Medicina e saude (130) Esporte (118) Gastronomia e regras de etiqueta (106) Dia-a-dia (64) Educação e Cultura (64) Datas Comemorativas (48) Mundo animal (43) Eventos (42) Politica e leis (35) Jogos (31) Infórmatica (30) Turismo (26) Ciencia (23) Acidentes/ guerras/ crimes / tragédias (18) Guias (17) Jogos online (14) Decoração e dicas do dia-a-dia (13) Garoto e Garota glamour (11) Download (9) Novidades (7) Geografia (6) Emprego (4) Mural Estudantil (3) Religião (3) Tendências (3) Brasil (2) Criativo (2) Estudo (2) Lady Gaga (2) Lançamento (2) Meio Ambiente (2) Publicidade (2) Recife (2) Unhas (2) Alcatraz (1) Allen Gregory (1) Amazônia (1) Aperitivos (1) Aplicativos (1) Apple (1) Arnold Schwarzenegger (1) Ashton Kutcher (1) Atualidades (1) Beleza (1) Britney Speares (1) Carnaval (1) Charlie Sheen (1) Cinemagrafs (1) Cobra (1) Damian Marley (1) Dicas (1) Doritos (1) FOX (1) Facebok (1) Forbes (1) Foto (1) Geoff Stults (1) Gisele Bundchen (1) Greve (1) Ideias (1) Instagram (1) Internacional (1) Internet (1) Ipad (1) Jon Heder (1) Jorge Garcia (1) Joss Stone (1) Justin Bieber (1) Kiefer Sutherland (1) Kristi Lauren (1) MTV (1) Mauricio de Sousa (1) Michael Duncan (1) Mick Jagger (1) Oportunidades (1) Oprah Winfrey (1) Passarela (1) Redes Sociais (1) Rolling Stones (1) Sarah Jones (1) Selena Gomez (1) St. Augustine (1) The Big Bang Theory (1) The Finder (1) The New Girl (1) The Now York Post (1) Touch (1) Turma da Monica (1) Twitter (1) Two and a Half Men (1) Universidade de Utah (1) Vogue (1) Warner Bros (1)

Arquivos do Blog

Seguidores

Blogroll

estatisticas gratis
© Copyright OC - Eventos e Promoções| Traduzido Por: Mais Template | Designed By Code Nirvana
Back To Top