Assim como o rosto fazendo caretas no vídeo abaixo, as várias expressões faciais em breve poderão ser detectadas em tempo real com um novo sistema 4D de processamento de imagens.
O pesquisador Melvyn Smith, da Universidade de West Englenda, em Bristol, desenvolve atualmente a captura de mudanças em expressões faciais em alta definição. A tecnologia pode ser útil para testes biométricos em aeroportos ou como ferramenta de diagnóstico médico.
Uma única câmera captura uma série de imagens bidimensionais de uma pessoa, enquanto sua face é iluminada por pulsos de luz de LED. Usando a informação das sombras, um algorítimo determina a cor da pele e o formato do rosto para produzir um modelo.
Enquanto a face 3D é construída, uma nova sequência de imagens bidimensionais é capturada. Isto permite que o computador exiba a face tridimensional em tempo real, com a possibilidade de mudanças de escala e posição.
Analisar imagens tridimensionais de um rosto em movimento deve ser útil para os especialistas em saúde, uma vez que a técnica poderia ajudar na recuperação de acidente vascular cerebral, cirurgia facial e doenças neurológicas. Por enquanto, não há nenhuma maneira fácil de monitorar dinamicamente expressões faciais.