Somente serão construidos 30% do terreno de nove hectares, sendo o restante transformado em parque publico que, conforme projeto, que ainda não foi concluido, deverá ser "duas vezes o tamanho da Jaqueira", conforme disse o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido.
O centro de compras será erguido em parceria com a empresa Realesis, integrante do grupo carioca BVA Empreendimentos.
Conforme contrato firmado com a empresa responsável pela construção do shopping, os cerca de 180 pacientes que vivem no hospital, atualmente administrado pela Secretaria Estadual de Saúde, serão transferidos para cinco centros de convivência fomatados como residências terapêuticas ou hospitais-dia, a serem construídos pela própria Realesis.
Detalhes do projeto
Instalação de dois museus na área:
Museu do Inconsciente – que funcionará no prédio tombado onde hoje funciona o hospital – vai abrigar a memória e a história da unidade, além de mostras de arte, ciência e psiquiatria.
Museu do Meio Ambiente - vai servir de sede para um projeto ambiental educativo e interativo que prevê o replantio de espécies nativas da Mata Atlântica.
A ideia inicial é de que sejam contruidas apenas 170 lojas no local, já que de acordo com a legislação municipal, o local é considerado um imóvel de preservação de área verde.
O que voce achou disso?
1 comentários:
Não sabem eles que Igrejas, Hospitais, Palácios, e outros prédios de uso público, pelo seu caráter de permanência, não são removidos das cidades. Na cidade de Paris, por exemplo muitos hospitais antigos encontram-se em funcionamento. Entre eles, há O Hôtel-Dieu, hospital fundado no ano de 651, às margens do Rio Sena, hoje num local extremamente valorizado, e que havendo sido modernizado ao longo dos séculos, encontra-se até o presente em pleno funcionamento. Ninguém jamais ousaria desativá-lo ou removê-lo para colocar no seu lugar, por uma conveniência puramente mercantilista, um Shopping Center. A proposta de substituir o hospital da Tamarineira por um Centro de Compras, além de ser um ato de barbárie, é descabida e inaceitável pois está baseada num premissa equivocada. Será que a Sociedade Recifense tornou-se tão bárbara assim para aceitar esse abusurdo?
Reply