Quase 4 milhões de carros estão rodando no país com algum defeito. Metade dos donos de veículos não comparece à revisão por não tomar conhecimento do anúncio.
O recall anunciado este mês pela montadora Ford, envolvendo no Brasil mais de mil unidades da marca Volvo, traz à tona uma discussão que envolve riscos à vida e à segurança do consumidor.
Somente este ano já são mais de meio milhão de veículos convocados em 29 chamados (recall), dos mais variados fabricantes, para correção de defeitos que vieram da fábrica.
Desde 1994, os recalls já atingiram no Brasil 7,2 milhões de unidades, entre veículos leves, caminhões e motos. Como várias publicações ocorreram sem a divulgação do número de envolvidos, estima-se que o volume seja ainda maior do que o apontado pela estatística.
O mais grave, contudo, é que cerca da metade desses consumidores nunca respondeu ao chamado das montadoras: são mais de 3,6 milhões de veículos rodando no país com algum grave defeito de fábrica.
Depoimento de montadoras sobre o tema e um levantamento do site Estradas.com, realizado a partir de publicações oficiais, revelam que, no Brasil, apenas 50% dos motoristas costumam atender às convocações.
O baixo índice de adesão do brasileiro preocupa e já existe na Câmara Federal projeto de lei que propõe revisar o formato das publicações, além de movimento das entidades de defesa do consumidor. "É perigoso o fato de o brasileiro não atender aos chamados. No Brasil, quando a montadora realiza o procedimento, é porque o defeito é realmente grave e pode expor os consumidores a riscos de acidentes", aponta o presidente da Associação Brasileira de Consumidores (ABC), Danilo Santana. Segundo ele, no caso de reparos menores, a correção é realizada durante o período de revisão. "Nestes casos, geralmente é feito um Termo de Ajustamento de Conduta entre montadoras e concessionária. Assim, a falha é corrigida sem que o defeito chegue ao conhecimento do consumidor."
Independentemente de o veículo ter sido comprado em uma concessionária ou ter sido adquirido de terceiros, o recall deve ser realizado.
"No Brasil, o consumidor não comparece porque não entende a gravidade do problema e não sabe do risco que corre", diz Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da Pro Teste, entidade de defesa do consumidor. Segundo ela, a reivindicação é que os anúncios sejam publicados de forma direta e menos técnica para que a mensagem seja de fato percebida. "As publicações devem ser claras, e inclusive, alertar o consumidor que o que está em risco é a sua segurança, de sua família e de terceiros."
Fonte: diario.com
Loading...
Postar um comentário
CodeNirvana
Tecnologia do Blogger.
Marcadores
Curiosidades e Invenções
(419)
Famosos
(324)
Filmes / séries / desenhos / TV
(304)
Música
(213)
Diversos
(196)
Tecnologia
(170)
Moda
(140)
Medicina e saude
(130)
Esporte
(118)
Gastronomia e regras de etiqueta
(106)
Dia-a-dia
(64)
Educação e Cultura
(64)
Datas Comemorativas
(48)
Mundo animal
(43)
Eventos
(42)
Politica e leis
(35)
Jogos
(31)
Infórmatica
(30)
Turismo
(26)
Ciencia
(23)
Acidentes/ guerras/ crimes / tragédias
(18)
Guias
(17)
Jogos online
(14)
Decoração e dicas do dia-a-dia
(13)
Garoto e Garota glamour
(11)
Download
(9)
Novidades
(7)
Geografia
(6)
Emprego
(4)
Mural Estudantil
(3)
Religião
(3)
Tendências
(3)
Brasil
(2)
Criativo
(2)
Estudo
(2)
Lady Gaga
(2)
Lançamento
(2)
Meio Ambiente
(2)
Publicidade
(2)
Recife
(2)
Unhas
(2)
Alcatraz
(1)
Allen Gregory
(1)
Amazônia
(1)
Aperitivos
(1)
Aplicativos
(1)
Apple
(1)
Arnold Schwarzenegger
(1)
Ashton Kutcher
(1)
Atualidades
(1)
Beleza
(1)
Britney Speares
(1)
Carnaval
(1)
Charlie Sheen
(1)
Cinemagrafs
(1)
Cobra
(1)
Damian Marley
(1)
Dicas
(1)
Doritos
(1)
FOX
(1)
Facebok
(1)
Forbes
(1)
Foto
(1)
Geoff Stults
(1)
Gisele Bundchen
(1)
Greve
(1)
Ideias
(1)
Instagram
(1)
Internacional
(1)
Internet
(1)
Ipad
(1)
Jon Heder
(1)
Jorge Garcia
(1)
Joss Stone
(1)
Justin Bieber
(1)
Kiefer Sutherland
(1)
Kristi Lauren
(1)
MTV
(1)
Mauricio de Sousa
(1)
Michael Duncan
(1)
Mick Jagger
(1)
Oportunidades
(1)
Oprah Winfrey
(1)
Passarela
(1)
Redes Sociais
(1)
Rolling Stones
(1)
Sarah Jones
(1)
Selena Gomez
(1)
St. Augustine
(1)
The Big Bang Theory
(1)
The Finder
(1)
The New Girl
(1)
The Now York Post
(1)
Touch
(1)
Turma da Monica
(1)
Twitter
(1)
Two and a Half Men
(1)
Universidade de Utah
(1)
Vogue
(1)
Warner Bros
(1)
Arquivos do Blog
-
▼
2009
(649)
-
▼
setembro
(49)
- Região Nordeste
- Estilo gladiador continua em alta
- Efeito destroyed - tendencia jeans verão 2010
- Como diminuir o cansaço visual por uso do PC
- Estudo: 20% das casas do mundo terão banda larga a...
- Windows 7 deixa PCs até 56% mais rápidos, diz empresa
- Sonho olímpico brasileiro já custou mais de R$ 180...
- Bolo da Moça
- Salada quente de acelga e lentilhas
- Jeans ‘boyfriend skinny’
- Lockerz - Saiba mais
- Tokyo Game Show 2009
- Cadeira aumenta sensação de realidade dos jogos de...
- quanto vale uma vida?
- Voce é elegante?
- Aprenda a ter uma boa reputação na web
- Conheça as muitas funções da tecla Windows
- Amazon poderá ser a maior loja de artigos gerais d...
- Twitter prepara ferramenta para reenvio de mensagens
- Consumidor não entende a gravidade de não atender ...
- Um grande amor
- Misterios e descobrimentos!
- Câmera 3D chega ao mercado brasileiro até o fim do...
- Novas câmeras da Samsung vêm com duas telas LCD
- Câmera com apenas 2,2 cm de espessura chega ao mer...
- Morte de Patrick Swayze é isca para infectar PCs
- Realidade virtual ajuda pacientes a aliviar a dor
- Jogo histórico.
- Pesquisadora diz que games e Facebook ajudam memór...
- Adestramento inteligente - comando : "chega batendo"
- Bulas terão letras maiores e versões para médicos ...
- Eventos - Sexta-feira 11/09/2009
- Conheça Glee, a nova série de comédia musical da FOX
- Brasil vence a Argentina, e está na Copa
- Sport vence, e reacende a confiança da torcida
- Teste idiota
- Britney faz dueto com Lil´Wayne e lança nova música
- Como morreu Bob Marley
- Quer saber quando vai bater as botas?
- Calendário de séries em setembro e outubro
- 2009 MTV Video Music Awards
- Confira a foto promocional e o vídeo do episódio 7...
- Julianna Lira, nossa GG, é de Recife e tem 17 anos
- Beyoncé vem ao Brasil!
- Os albinos do Varadouro
- Dom é dom!
- Alface - deliciosas receitas
- Molho Vinagreta
- Onda de boatos prolifera mais do que a gripe
-
▼
setembro
(49)