Projetos foram apresentados em simpósio de games em Florianópolis.
Títulos são gratuitos e utilizam gráficos simples.
Ricardo apresenta seu projeto para games na TV
digital no SBGames.
digital no SBGames.
Os projetos apresentados no Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames), realizado em Florianópolis, em Santa Catarina, são games simples e que são baixados por meio do sinal de TV digital e que usa o recurso de interatividade (TVDI) presente em alguns aparelhos e em smartphones. Na nona edição da conferência para desenvolvedores de games, estes alunos apresentaram jogos como "Damas" e uma tecnologia para levar gráficos mais interessantes para estes títulos.
Embora ainda estejam em fase de testes, com os alunos apresentando apenas um projeto para participar da competição no SBGames, eles garantem que suas criações funcionam. Ricardo Mendes Segundo, mestrando em Informática na Universidade da Paraíba, trouxe uma proposta que envolve técnicas de criação de jogos para a TV digital interativa que permite utilizar gráficos melhores.
Cena de 'Ginga Hero', o 'Guitar Hero' para TV digital
Games simples e de graça
Ao lado do projeto de Ricardo, foi apresentado um jogo de damas feito para a TV digital. Desenvolvido por alunos da Universidade Federal Fluminense, Esdras Caleb Silva e Débora Saade, o game é simples e permite que os jogadores se divirtam com um título gratuito.
Estudantes apresentam projetos de games no
evento SBGames.
Estes games ainda não podem ser jogados em casa. Para isso, é necessário que alguma emissora de TV "lance" o jogo em seu canal de interatividade. "Os canais de televisão precisam divulgar mais a interatividade", diz Ricardo, que quer finalizar seu projeto e levá-lo para empresas a emissoras. "Acredito que no próximo ano já veremos alguns jogos em canais de TV digital".