Tecnologia poderá transmitir diagnóstico em alguns minutos.
Jovens têm vergonha de ir ao médico para fazer teste, dizem especialistas.
Segundo matéria do 'The Guardia', jovens têm
vergonha de fazer teste.
Usuários de smartphones e computadores terão, em breve, a possibilidade de realizar diagnósticos sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST) por meio de um chip.
Médicos e especialistas em tecnologia estão desenvolvendo aparelhos pequenos, similares aos testes de gravidez, que dirão aos usuários, em alguns minutos, se eles possuem doenças, como herpes, clamídia e gonorréia. Segundo reportagem do Jornal The Guardian, a iniciativa do governo britânico visa diminuir o número de jovens contaminados.
Para fazer o teste, os jovens terão que colocar uma amostra de urina ou saliva em um chip, parecido com um pen drive, e plugá-lo ao celular ou computador. O diagnóstico é, então, transmitido em alguns minutos, apontando a doença que o usuário possui. Sete financiadores investiram 4 milhões de libras no desenvolvimento desta tecnologia.
Especialistas em saúde sexual esperam que o dispositivo reduza o número de jovens com doenças sexuais. Para alguns pesquisadores, muitos jovens sentem vergonha de visitar um médico para fazer o teste e, por isso, continuam sofrendo com a doença, além de passá-la a diante. Os médicos esperam que a possibilidade de obter um diagnóstico de forma privada e confidencial permita que mais jovens descubram se possuem alguma doença sexual.
Os desenvolvedores do produto esperam colocá-lo no mercado do Reino Unido por 50 centavos de libra ou por 1 libra. O dispositivo poderá ser vendido em máquinas de venda automática, casas noturnas, farmácias e supermercados.
Fonte:G1