
As olheiras são fruto da ação de um depósito excessivo de melanina (o pigmento que dá cor à pele) na área que fica logo abaixo dos olhos, em conjunto com problemas na circulação sanguínea nos microvasos que irrigam toda essa região. Como a pele abaixo dos olhos é muito fina, esses vasos acabam se tornando mais visíveis, e assim causando as olheiras.
Como tirar olheiras?
Muitas vezes, procedimentos simples e, até de certa forma, preventivos, feitos em casa mesmo, são suficientes para reverter o problema das olheiras, com ótimas chances de eliminar as olheiras. Noites bem dormidas e alimentação saudável são fundamentais para garantir uma boa circulação na região abaixo dos olhos. Em outras situações, no entanto, é necessário lançar mão de terapias mais sofisticadas, realizadas no consultório.
É importante enfatizar que o uso de cremes que melhoram o fluxo sanguíneo e diminuem o depósito de melanina podem tirar as olheiras, mas, muitas vezes, não são suficientes. Associados a esses cremes, existem substâncias calmantes e nutritivas que melhoram o aspecto da pele local.
A utilização da luz intensa pulsada, um sistema que usa radiação luminosa de alta energia, é uma boa alternativa de tratamento terapêutico para combater as olheiras. A vantagem é que a luz intensa pulsada não remove o tecido nem prejudica a pele da região, agindo somente sobre o pigmento, com rápida recuperação. Outra vantagem é que a ação desse tipo de luz estimula a derme a formar um novo colágeno, aumentando o tônus da pele e fazendo com que fique com uma aparência mais jovem e bonita.
A coloração das olheiras pode ser amenizada por meio de sessões de Erbium Yag, um tipo de laser que promove a evaporação da célula e remove o excesso de pigmento, além de estimular a formação de um novo colágeno.
Outro tipo de tratamento que traz bons resultados e ajuda a acabar com as olheiras é o que ficou conhecido como Madonna Lift. Nesse sistema, o laser tem seu feixe de luz fracionado em minúsculos feixes, promovendo o rejuvenescimento da pálpebra e proporcionando importantes melhorias na região, reduzindo a flacidez e as bolsas, além de fazer com que o escurecimento da pele diminua.
A realização de peelings nessas áreas onde substâncias químicas promovem a troca de pele local e estimulam a formação de uma nova pele saudável. Os preenchedores à base de ácido hialurônico, podem diminuir a depressão causada em olhos mais encovados, diminuindo o aspecto de olheiras
Fonte:Marina Canfield