
Dando continuidade ao tema dos direitos e deveres da criança e do adolescente, o assunto de hoje é o bullying.
Primeiro vamos definir o que é esse comportamento, bullying é um termo americano dado ao assedio moral, físico e psicológico realizado por um indivíduo ou um grupo a outro individuo considerado mais fraco ou diferente.
E por que esse tema hoje? Foi publicada uma matéria no diário de Pernambuco, nesta quinta feira, 22 de outubro de 2009, a respeito de um caso de bullying ocorrido em uma escola particular e religiosa, situada na cidade do recife, 3 agressores intimidavam 9 outras crianças, inclusive partindo para a agressão física, o caso só foi descoberto pois uma das 9 crianças chegou em casa ferida e não soube explicar ao responsável o motivo do ferimento, o caso vai ser investigado pela Gerencia de proteção a criança e o adolescente.
O motivo principal do post é a conscientização, principalmente na nossa sociedade onde é estimulada a competitividade, as crianças e adolescentes tem se tornado cada vez mais agressivos, inclusive alguns pais estimulam isso com a frase: se chegar em casa tendo apanhado, apanha novamente “
O que não é ensinado é que esse tipo de agressão, física, psicológica ou moral, é crime, e não são só tapas e pontapés, por apelidos pejorativos, fazer chacota a respeito de características físicas, incluindo ai também o cyber bullying, acho que o tipo de bulling mais cometido ultimamente, como Orkut de fofocas depreciativas e criação de Orkut fakes denegrindo a imagem de outros.
Como já comentado no post anterior menores de idade não podem, no popular, ir para cadeia, mas comprovado o crime, podem cumprir penas alternativas, como serviço comunitário, reparação de dano e até medidas de segurança.
Aqui em baixo tem uma relação de comportamentos comuns em pessoas que sofrem bullying.
Sinais das vítimas
- Demonstrar falta de vontade de ir à escola
- Sentir-se mal perto da hora de sair de casa
- Pedir para trocar de escola
- Revelar medo de ir ou voltar da escola
- Pedir sempre para ser levado à escola
- Mudar frequentemente o trajeto entre a casa e a escola
- Apresentar baixo rendimento escolar
- Voltar da escola, repetidamente, com roupas ou livros rasgados
- Chegar muitas vezes em casa com machucados inexplicáveis
- Tornar-se uma pessoa fechada, arredia
- Parecer angustiado, ansioso, deprimido
- Apresentar manifestações de baixa autoestima
- Ter pesadelos frequentes, chegando a gritar "socorro" ou "me deixa" durante o sono
- Perder, repetidas vezes, seus pertences, seu dinheiro
- Pedir sempre mais dinheiro ou começar a tirar dinheiro da família
- Evitar falar sobre o que está acontecendo, ou dar desculpas pouco convincentes para tudo
- Tentar ou cometer suicídio
Fonte: Observatório da Infância
Se você sofre de bullying ou conhece alguém que sofre, você tem o direito e mais, o dever de denunciar, para os seus pais ou para diretoria do sua instituição de ensino, o sentimento de vergonha e humilhação é comum em vitimas, está assegurado o direito a dignidade, não deixe que isso atrapalhe sua vida.
Serviço de ajuda a vitima de bullying.
Serviço
Grupo de Estudos sobre o Bullying: 9990.2394
E-mail: gvapoio@yahoo.com.br
Fonte: http://www.diariodepernambuco.com.br/2009/10/22/urbana4_0.asp
1 comentários:
Excelente a materia. E, realmente, bem citados os exemplos do orkut como ferramenta de agressão. É isso que nós do OC abominamos e que infelizmente, alguns não entenderam a aplicação de regras rigidas de respeito. A ideia é criar um ambiente onde todos sintam-se seguros e que aprenda-se que para ser jovem e descolado não precisa sair por aí agredindo ninguem. Parabéns Mel e parabéns a toda nossa comunidade que está sempre nos apoiando e contribuindo para que mudemos esta realidade tão triste de violencia.
Reply