13 de julho dia mundial do ROCK AND ROLL, data comemorada desde 1985.
Foi no Live Aid festival pelo fim da fome na Etiópia que o dia 13 de julho ficou conhecido como o dia mundial do rock. O Live Aid foi um festival que aconteceu simultaneamente na Filadélfia (EUA) e em Londres (Inglaterra) e trouxe nomes como Black Sabbath (com Ozzy), Status Quo, INXS, Loudness, Mick Jagger, David Bowie, Dire Straits, Queen, Judas Priest, Bob Dylan, Duran Duran, Santana, The Who e Phil Collins entre muitos outros. Aliás, Phil Collins abriu o show nos EUA e na sequência, voou para Londres para fechar o festival. No entanto o Rock já existe bem antes disso, surgiu por volta de 1949 originado do rhythm'n blues.
A expressão ROCK AND ROLL, foi usada pela primeira vez em 1951, pelo DJ Alan Freed.
Mais que um estilo musical, um estilo de vida, o dia de hoje pode passar batido para muitos, menos para os apreciadores do melhor estilo musical do mundo. O rock veio mudando com o passar dos anos, são muitos os subgeneros, mas é tudo Rock, e não dá para se limitar a um só!
O rock surgiu com um grito de desabafo, um pedido de liberdade dentro de uma sociedade hipócrita cheia de regras, que dita padrões de seres humanos, onde todos são pré-moldados, e os jovens com suas guitarras e suas roupas fora dos padrões chegaram com o rock and roll para tentar melhorar isso, hoje em dia são poucas bandas que fazem rock and roll com esse intuito, surgiram às modinhas sem conteúdo que mancharam um pouco a imagem do verdadeiro rock, tornando algo totalmente comercial e banal, mas o Rock nunca vai morrer, modinhas passam e só o que é bom fica para contar história.
Viva o bom e velho Rock and Roll que corre nas nossas veias!
por Andy Lima