08 maio, 2009

Imortal, sim!

Sabe as águas-vivas? aqueles bichinhos estranhos, que moram no mar, que são gelatinosos e tem uns tentáculos super perigosos?
pronto. Ninguém dá nada por elas né? são bichos que ninguém nunca vê (a não ser que esteja mergulhando) e que vivem no máximo seis, sete meses.
Pois foi encontrada uma espécie de água viva, a Turritopsis Dornii, que é imortal! Ela conseguiu driblar o destino da morte, e ainda revolucionar os conceitos de vida e morte.
Ela tem a capacidade de rejuvenecer indefinidamente as próprias células, ou seja, é essencialmente imortal. Não pode morrer de causas naturais; sua única possibilidade de deixar esse mundo é ser comida por algum predador.
O corpo das águas-vivas assumem vários formatos durante a vida, mas ela consegue fazer o processo ao contrário como se fosse uma borboleta que volta ao estágio de larva. O rejuvenescimento ocorre depois que o animal se reproduz e também em momentos de crise, se ele está ferido ou sem alimento. Uma verdadeira mágica evolutiva.Como ela não pode morrer, cientistas estão com medo de uma invasão mundial sem precedentes, ja que elas só fazem se multiplicar, sem morrer, Desequilibrando o ecossistema do planeta.
Mas ela também pode trazer o bem: biólogos italianos acreditam quer decifrar os mecanismos de rejuvenescimento desse animal possa levar a uma cura para o câncer. É esperar para ver!

Um comentário: