20 abril, 2009

Sport empata com Náutico e sagra-se tetracampeão pernambucano.

Irretocável. É isso que se pode falar da campanha sem nenhuma derrota que levou o Sport ao seu quarto título consecutivo do Campeonato Pernambucano. A taça veio neste domingo, com o empate do Leão em 0 a 0 com o rival Náutico. Com o resultado, o Rubro-negro conquistou o 2º turno do Estadual e como já havia vencido a primeira metade do torneio, sagrou-se campeão invicto sem ter que disputar uma final.

Com esta taça de 2009 do Campeonato Pernambucano, o Sport já soma 38 títulos estaduais e é o clube do estado de Pernambuco que mais conquistou estaduais. O Leão segue no intuito de igualar ou superar o maior mérito do rival Náutico: o Timbu é o único clube que já conquistou um hexacampeonato do torneio regional (entre os anos de 1963 e 1968). O mais perto que o Rubro-negro chegou de tal marca foi entre os anos de 1996 e 2000, quando o atual campeão da Copa do Brasil conquistou o pentacampeonato estadual.

Conquistar o Campeonato Pernambucano de forma invicta não é uma coisa inédita para o Sport. Muito pelo contrário: o Leão já conseguiu tal feito cinco vezes (nos anos de 1917, 1928, 1938, 1941 e 1998). Mesmo assim este título de 2009 impressiona pelos seus números extremamente positivos para o Rubro-negro: o time de Nelsinho Baptista venceu 19 partidas e empatou três na competição, não tendo sofrido nenhuma derrota, além de ter tido o melhor ataque (53 tentos anotados) e melhor defesa (12 gols sofridos).

O fato de o Sport ter feito uma campanha quase perfeita fica ainda mais impressionante quando o se relembra que o Leão atuou durante todo o tempo com sua atenção dividida: ao mesmo tempo que disputou o Campeonato Pernambucano, jogou a Copa Libertadores da América. No torneio continental segue muito bem: está na segunda posição, com sete pontos conquistados e a uma vitória em casa de se garantir na próxima fase.

Fonte: Gazeta Esportiva

2 comentários: