Um castelo encravado no meio de edifícios. Um menino de 300 anos. Um gato falante que toma conta da uma biblioteca. Botas falantes. Uma cobra rosa que mora numa árvore. Uma bruxa boazinha que adora contar histórias. Essas e outras figuras fazem parte do premiadíssimo seriado infantil Castelo Rá-Tim-Bum, produzido pela parceria Tv Cultura de São Paulo/ Fiesp, entre os anos de 1994 e 1995. Criado pelo dramaturgo Flávio de Souza (o tio Dudu de “Mundo da Lua”) e o diretor Cão Hamburger, até hoje o Castelo é uma referência quando o assunto é programa infantil realmente educativo.
Abaixo, fotos dos principais interpretes da série, mostrando como eram antes e como estão hoje.• Cássio Scapin (Nino)
Cássio Scapin |
+ Sobre:
Cássio Scapin nasceu em São Paulo no dia 11 de dezembro de 1965, atualmente está com 45 anos.
• Luciano Amaral (Pedro)
Luciano Amaral |
Luciano Amaral nasceu em Pindamonhagaba (SP), em 1º de setembro de 1979. Aos 6 anos de idade, foi chamado para fazer um comercial do Vick Vaporub. Foi um ator de comerciais até surgir o teste para atuar numa nova atração na Tv Cultura de São Paulo. Foi então que o Brasil conheceu Lucas Silva e Silva, o garotinho inesquecível com seu gravador e seu Diário de Bordo, no seriado “Mundo da Lua” (1990-92). Em 1994, veio o Pedro do “Castelo Ra-Tim-Bum”. Em 1995, foi contratado pelo SBT para atuar na novela Razão de Viver. Tempos depois, aparecia em quadros no Telecurso 2000, e em 1997, volta à TV Cultura para apresentar o “Turma da Cultura” e a peça do Castelo Ra-Tim-Bum. Em 2002, enquanto Cursava Rádio e TV, retornou ao SBT para ser um dos apresentadores fixos do Teleton, além de comandar o programa "Acesso Total", programa em parceria SBT/AACD para portadores de deficiências físicas.
A partir de 2004, sua carreira entra numa nova fase: como apresentador de programas especializados em games. Já passou em emissoras como Band (G4), MixTv (GameTv), e atualmente, aos 33 anos, apresenta o MOK, no canal a cabo Play TV.
• Cinthya Rachel (Biba)
Cinthya Rachel nasceu em Santos, em 17 de junho de 1980. Ficou conhecida após a participação numa propaganda de Tang, aos 7 anos. Já atuou em minisséries como Abolição (SBT – 1988). No Castelo, atuou com 14 anos. Em 1997, apresentou o Turma da Cultura. Formou-se em Jornalismo e trabalhou como repórter no extinto Domingo da Gente (Tv Record – 2000/2005) e no programa Raul Gil, na época, na mesma emissora.
Atualmente, Cinthya está com 30 anos, e cursa Publicidade. Mais afastada da TV, dá aulas de interpretação para crianças, tem um canal de vídeos sobre maquiagem, e em escreve frequentemente em seu site. Aliás, quando eu estava começando na blogosfera em 2007, na época com o blog “Em Linhas...”, tive a surpresa ao receber um comentário seu, elogiando o blog e incentivando para “nunca deixá-lo de lado, como muitos fazem”. De todos os atores do programa, é a pessoa que mais vejo presente nas redes sociais.
• Freddy Allan (Zequinha)
Freddy Allan Nasceu em 19 de julho de 1985. Começou sua carreira aos 7 anos, atuando na peça “A Fuga do Planeta Kiltran". Com ela, foi indicado ao prêmio APETESP como ator-coadjuvante. Foi convidado pelo diretor Cão Hamburger para um teste, e em 1994, entrou no Castelo como o inesquecível Zequinha, o “caçulinha” da turma.
Depois disso, fez algumas participações no Telecurso 2000, atuou em apresentações com o personagem Zequinha (me lembro bem de uma apresentação sua ao lado de Cinthya Rachel no programa “Eliana e Cia” – Tv Record – 1999). Era a peça Castelo Rá-Tim-Bum, sob direção de Mira Haar (a Carolina de “Mundo da Lua”)
Sua carreira, a partir daí, passou a ser exclusivamente no teatro. Ficando um bom tempo sumido da mídia, foi para a Alemanha, e participou do festival Ruhrfestspielen (2004), em Recklinghausen, da abertura da temporada 2005/2006 do Teatro Volksbühne, em Berlim, com o Teatro Oficina, direção de Zé Celso Martinez Corrêa. Trabalhou durante seis anos no Teatro Oficina, dirigiu o curta-metragem “Alma” de Oswald de Andrade, e outras produções cinematográficas.
Atualmente está com 27 anos, e trabalha pela abertura do Teatro Dulcina na Cinelândia, montando a peça “A Morta”, para o Movimento Dulcynelandia (movimento em memória viva da atriz Dulcina de Morais). De vez em quando aparece dando entrevistas principalmente pela internet, ou em chats com seus fãs.
• Sergio Mamberti (Dr. Victor)
Sergio Mamberti nasceu em Santos, em 22 de abril de 1939. Formou-se em 1961 pela EAD (Escola de Artes Dramáticas da Universidade de São Paulo). Além de ator, dramaturgo, há mais de 40 anos.
Sérgio já era um ator conhecido bem antes do Castelo. Estreou profissionalmente em 1962, com “Antígone América”, texto de Carlos Henrique Escobar dirigido por Antônio Abujamra, e produzido por Ruth Escobar. No cinema, estreou em 1966, com o filme "Nudista à Força". Atuou num famoso filme da época, "O Bandido da Luz Vermelha" (1969). Na televisão, estreou na novela “Ana” (Tv Record, 1968). Atuou em novelas e minisséries de várias emissoras, dentre elas, “Pantanal” (Manchete, 1990), “Engraçadinha” (Tv Globo, 1995) e “O Profeta” (Tv Globo, 2007).
Além da carreira artística, Sérgio já ocupou vários cargos no Ministério da Cultura no governo Lula. Já foi Diretor da Secretaria de Artes Cênicas, Diretor da Secretaria de Música, Diretor da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural e Presidente da FUNARTE.
Atualmente está com 72 anos e continua atuando principalmente em produções da Tv Globo.
• Rosi Campos (Bruxa Morgana)
Rosi Campos (Rosângela Martins Campos) nasceu em Bragança Paulista (SP), em 30 de março de 1954. Formou-se pela Escola de Comunicações de Artes da USP no início dos anos 1980, trabalhando inicialmente como assessora de imprensa. Atuou em alguns grupos de teatro como o Teatro do Ornitorrinco. Na televisão, estreou na novela “Brasileiras e Brasileiros” (SBT – 1990). Além do Castelo, Rosi, atuou em vários papéis marcantes na televisão. Dentre os mais recentes, destaca-se a inesquecível e irreverente Edilásia Sardinha, a Mamuska, da novela global “Da Cor do Pecado” (2004).
• Pascoal da Conceição (Doutor Abobrinha)
• Marcelo Tas (Telekid)
• Flávio de Souza e Henrique Stroeter (Tíbio e Perônio)
• Para download dos episódios: www.casteloratimbum.net
Fonte: thaisvalentino | blogpontotres