
Confira abaixo as respostas a algumas perguntas enviadas por internautas.
Devo segurar o veículo só nos pedais em uma ladeira? - Walter João Barbosa
Essa pergunta pode ter dois entendimentos.
Primeiro, em uma subida segurar o carro só na embreagem. Essa não é uma prática recomendada. Agindo desse modo o motorista desgasta a embreagem sem necessidade. Ficar muito tempo com o carro parado e o pé na embreagem, também desgasta de forma prematura o sistema, além de endurecer a embreagem com o tempo.
Segundo entendimento: encarar uma ladeira somente no freio, ou seja, sem o carro estar engatado e sem utilizar-se do freio motor. Outra prática nada recomendada, pois pode superaquecer os freios e isso faz com que se perca sua eficiência. Além disso, o carro fica desgovernado, em uma necessidade de se desviar de algum obstáculo, ou mesmo frear bruscamente.
Como funciona o freio de mão em um carro com disco em quatro rodas? - Abner Rodrigues
Nos carros equipados com freio a disco nas quatro rodas, o freio de estacionamento ou de mão, como é mais conhecido, utiliza um mecanismo independente para travar o carro. O freio de mão só ativa as rodas traseiras, sejam elas motrizes ou não. Alguns veículos equipados com freios a disco nas rodas traseiras têm também um freio a tambor integrado ao cubo das rodas. Esse mecanismo com o tambor é ativado por cabo e serve apenas para o estacionamento. Outros modelos utilizam o próprio sistema do freio a disco, porém com um mecanismo separado. Através de uma alavanca, um ressalto é ativado ou um parafuso gira o pistão do freio que trava as rodas.
Como saber a rotação certa de cada marcha? E quando trocar? - Camila Monteiro
Cada carro tem o giro ideal para melhor aproveitamento do motor, seja de desempenho ou economia. Ela varia de acordo com o tipo de combustível, cilindrada e por aí vai. Não existe uma regra geral, mas de qualquer modo precisamos ficar atentos aos limites de velocidade. Assim, para uma via cujo limite de velocidade é 60 km/h o mais apropriado para a maiori

Fonte: Globo.com