24 fevereiro, 2011

Recordes urbanos

Basílica de São Pedro é a maior do mundo
A maior e a mais bela igreja do mundo é a Basílica de São Pedro, no Vaticano. Ocupa área de 15 mil metros quadrados e tem capacidade para 60 mil fiéis. Em frente da Basílica, está a Praça de São Pedro, de forma ovalada, com 280 metros de comprimento máximo e 280 metros na largura maior.


Avenida mais larga do mundo está em Brasília
O Brasil detém o recorde de a avenida mais larga do mundo. É o Eixo Monumental de Brasília, com doze pistas – seis em cada direção – somando 250 metros de largura. Tem comprimento de 2.400 metros, estendendo-se da Praça Municipal até a Praça dos Três Poderes.

Rebouças é o maior túnel urbano do mundo
O túnel urbano mais comprido do mundo é o Rebouças, que liga o bairro Rio Comprido, na Zona Norte, à Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Mede 2.700 metros de comprimento, o que representa o dobro da extensão somada dos demais túneis já construídos até agora na cidade.



A menor propriedade de terra do mundo mede 24 mm de lado
A Fundação de Eletricidade da Austrália do Sul é dona da menor propriedade de que se tem notícia no mundo: um tiquinho de terra, de forma quadrada, que mede 24 milímetros de lado. A propriedade está registrada em cartórios, mas até agora ninguém descobriu o que se pode fazer com ela.



O pico do mundo
A maior altitude do planeta é do cume do Everest, no Himalaia, que mede 8.840 metros. O seu nome é uma homenagem ao topógrafo do exército colonial inglês, o coronel George Everest, que fez a medição geodésica  da cordilheira entre 1823 e 1843. Everest, porém, não é o único nome que o monte possui. Os chineses o chamam de Chu-mu-lang-ma Feng; para os nativos nepaleses ele é o Sagarmatha, "Topo do Céu"; enquanto os tibetanos o chamam de Chomolungma, "Mãe da Terra".

Rua mais extensa do Brasil fica em São Paulo
A rua mais comprida do Brasil é a Avenida Sapopemba, em São Paulo. Tem cerca de 45 quilômetros de extensão. Começa no bairro de Água Rasa, na Zona Leste da cidade e vai até o município vizinho de Ribeirão Pires. Tem 1.786 postes e nela trafegam ônibus de 40 linhas diferentes, vindos ou indo para o centro da capital.


Universidade mais antiga do mundo fica no Marrocos e foi fundada em 859
A universidade mais antiga do mundo, ainda funcionando, é a de Karueein, Marrocos, fundada em 859. 
Na Europa, a precedência é da Universidade de Bolonha, criada em 1088. Na América Latina, a primazia cabe à Universidade de São Tomaz de Aquino, instituída em São Domingos por uma bula do papa Paulo III, em 1538. O Brasil só teve uma universidade em 1913 - a do Paraná.



Mais antiga estrada da Europa foi aberta há dois mil anos pelos romanos
A mais antiga via de comunicação da Europa é a estrada que vai de Bruxelas, na Bélgica, a Novgorod, na Rússia, ligando oito países. Foi aberta há dois mil anos por legiões do exército romano e se estende por três mil quilômetros. Contudo seu trânsito esteve interrompido no todo ou em parte, desde a revolução comunista de 1917 até a queda do regime soviético no início desta década.


Vaticano ocupa 0,44 quilômetro quadrado e possui cerca de 1.800 habitantes
O Vaticano é o menor país do mundo, considerando-se como país um Estado independente, com território e governo próprios. Situa-se na cidade de Roma, na margem esquerda do Rio Tibre. Ocupa área de 0,44 km². As estatísticas de 1993 mostravam população residente de 1.800 pessoas, constituída por clérigos e funcionários.

Dois túneis gêmeos atravessam o Canal da Mancha formando a maior passagem submarina do mundo
A maior e mais longa passagem submarina do mundo é a do Canal da Mancha. É constituído de dois túneis gêmeos, cada qual com 7,6 metros de diâmetro e 49,94 quilômetros de comprimento. Custou 16 bilhões de dólares (em torno de 21 bilhões de reais) e foi inaugurado em 6 de maio de 1994, pela rainha da Inglaterra, Elisabeth II, e o presidente da França, François Mitterrand.

Edifício mais alto do mundo mede 452 metros de altura
O edifício comercial mais alto do mundo é o Petronas Twin Towers, localizado no centro de Kuala Lumpur, na Malásia. Sua torres gêmeas medem 452 m, apenas nove metros mais que a Sears Tower, de Chicago (443 m), antiga campeã de altura entre os arranha-céus. Inauguradas em 1998, as torres malaias são compostas por 95 andares cada. 
Já entre os prédios estritamente residenciais, o mais alto é a Torre Lake Point, de Chicago, com 195 metros de altura. Ela abriga 879 apartamentos em seus 70 andares.



O hotel mais alto
O hotel Burj Al Arab, localizado em Dubai, nos Emirados Árabes, é o hotel mais alto do mundo, com 321 metros de altura, distribuídos em 60 andares, e também o maior prédio contruído sobre a água. Isso mesmo! Sua torre, que imita a vela de um barco, foi projetada em pleno mar e é sustentada sobre uma plataforma que desce 45 metros abaixo do nível da água. O hotel de 202 suítes é feito apenas com os mais finos materiais, como carvalho inglês, linho irlandês, boa quantidade de ouro e até mármore usado por Michelangelo. Para o conforto dos hóspedes ainda são oferecidos quartos com TV de plasma com sistema de som surround, camas rotatórias e um restaurante no fundo do mar para onde os clientes vão de submarino. Se você quiser experimentar os prazeres que essa maravilha moderna oferece é bom começar a economizar. O menor de seus quartos - que tem 170 m² - é oferecido pelo preço de 1.200 dólares por noite.

A grande Itaipu
A Usina de Itaipu, construída no rio Paraná, no trecho de fronteira entre Brasil e Paraguai, é a maior usina hidrelétrica do mundo. 
A altura da barragem principal é de 196 metros, o equivalente a um prédio de 65 andares. Na sua construção, foi usado concreto suficiente para fazer 210 estádios do Maracanã, ou 15 Eurotúneis. 
Já a quantidade de ferro e aço utilizada poderia fazer 380 Torres Eiffel.


World Trade Center, o maior complexo comercial do mundo
O World Trade Center, com seus 110 andares, era considerado o maior complexo comercial do mundo, composto por sete prédios e uma área de compras, e o terceiro prédio mais alto da Terra. Sua torres, que mediam 415 e 417 metros cada, foram desenvolvidas pelo arquiteto americano Minoru Yamasaki. Finalizadas em 1973, as irmãs custaram US$750 milhões. O ponto turístico já havia sofrido um atentado terrorista anteriormente, em 1993, quando uma explosão de carros-bomba matou seis pessoas e causou cerca de US$300 milhões em danos estruturais.



O maior templo hindu fora da Índia
O maior templo hindu localizado fora da Índia é o Shree Swaminarayan Mandir, de Neasden, Londres. O prédio é uma réplica do templo indiano Akshardam, e conta com uma área de 6.071 m².





Fonte: terra.com

Por Leticia Andrade  
Você tem Twitter? Aproveite e siga o @oceventos(www.twitter.com/oceventos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário