28 janeiro, 2011

Moradores de Barra de Jangada acusam a prefeitura de abandonar praça do bairro

Ainda que sejam importantes espaços de diversão e descanso para as comunidades, algumas praças da Região Metropolitana do Recife ficam completamente abandonadas e sem cuidados. É o caso da Praça Maria Rita Barradas, no bairro de Barra de Jangada, em Jaboatão dos Guararapes. No local, as grades estão amarradas nas árvores e esse é apenas um dos problemas verificados na praça.

De acordo com os moradores do bairro, a Praça Maria Rita Barradas foi abandonada pela Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes. “A praça não tem nenhuma manutenção atualmente, a limpeza, quando tem, é feita pelos garis que passam pela rua e alguém chama e pedem para eles darem uma limpeza. Quando eles estão com boa vontade, eles vêm. Quando não, fica por isso mesmo”, revela o administrador Victor Hugo Arruda.

Sem cuidados, a área de dos poucos brinquedos que existem na praça se tornou um perigo para as crianças devido às placas de ferro existentes no local. “Não tem como a criança brincar na praça. Ou vai ficar catando lixo do chão ou vai se acidentar, então eu evito até de vir e deixo ela em casa. O lazer é o mínimo e o mínimo que há está desse jeito”, afirma a vendedora Andreza Moraes.

Outro perigo está perto da cisterna e da caixa onde fica a bomba d'água comprada pelos moradores. Tomadas e parte da fiação ficam expostas até no poste. A poucos metros, há um banco quebrado. Os moradores acusam os funcionários da prefeitura de quebrarem o banco na última vez que fizeram a poda das árvores da praça.

Como os problemas da praça ainda não foram resolvidos, os próprios moradores decidiram investir dinheiro para que a situação não piore. Foram eles, por exemplo, que amarraram arames e cordas para segurarem as grades, presas às árvores e ao chão, pois, caso contrário, elas caem para o chão.

“Pelo jeito, não está dando, pois precisa de uma reforma séria. Já faz quase 13 anos que a praça está esquecida”, conta o comerciante Alberto José Júnior.

Falta de conhecimento não pode ser apontada como justificativa pela Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes para não resolver a situação da praça. Somente a aposentada Cristina Moraes já enviou mais de cinco ofícios pedindo uma solução para o problema.

“Eles ficam calados e não dão resposta nenhuma. Ficamos muito tristes porque, entra governo, sai governo, e a praça fica nessa decadência”.

Segundo os funcionários da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, a praça é uma das 29 que vão ser reformadas em 2011. Eles prometeram que, em quatro meses, o projeto vai estar pronto. Nesse mesmo período, a empresa que vai fazer a obra será contratada.

A equipe do NE TV marcou no Calendário o dia 1º de junho para retornar à prefeitura e descobrir quando as obras na Praça Maria Rita Barradas vão começar.


Fonte:PE360graus

Por:Alana Oliver

Nenhum comentário:

Postar um comentário