04 dezembro, 2010

Guitarra que não possui cordas

O designer e engenheiro de softwares australiano que se chama apenas por Michael criou e acaba de patentear a Misa Digital Guitar.
Trata-se de uma guitarra que não possui cordas, e é tocada pela tela de toques que existe no corpo da guitarra, enquanto o guitarrista digital monta os acordes no braço. A principal ideia é que, pela mão direita, o músico controle o som de forma geral, como volume e agressividade da palhetada virtual. Ela roda com Linux, mas por ser compatível com o formato de som MIDI, ela pode ser utilizada com todos os principais sistemas operacionais, como Windows e Mac. Além de computadores, a guitarra pode ser ligada a sintetizadores e sampleadores.
Desprovida de cordas, a Misa oferece para a mão direita, em substituição do tradicional pickup, um touchscreen multifunções sensível à pressão que serve não só para percutir as cordas virtuais como também para controlar os efeitos sonoros como o pitch, o sustain, ou os filter cutoffs , que nas guitarras eléctricas tradicionais são controlados por botões, faders ou pedais externos.




Arrastar ou percutir o touchscreen em diferentes áreas produz diferentes modulações dos efeitos sonoros, variando a intensidade sonora com a força com que se percute o ecrã. O braço da guitarra é constituído por 144 sensores “keycap” não sensíveis à pressão, distribuídos por 24 trastes que simulam o layout de uma guitarra de seis cordas.

O core da Misa é um AMD Geode CPU a 500MHz, que corre um open source software de base Linux, o que permite ao utilizador alterar livremente toda a parametrização dos efeitos sonoros.

A guitarra digital estará disponível em preto e branco, mas ainda não teve o preço divulgado.
Fonte: revistapegn/obviousmag

Nenhum comentário:

Postar um comentário