Quando você bate no seu animal, está ensinando o bicho a reagir com violência.
Ninguém gosta de chegar cansada do trabalho e encontrar a casa destruída por um furacão de quatro patas. Ainda mais depois de passar a noite em claro ouvindo miados ou latidos. Ou de dar de cara com um xixi no sofá. Mas, acredite, cães e gatos não fazem essas coisas por mal.
Esses e outros comportamentos condenáveis podem esconder ataques de ciúme, crises de carência, problemas de saúde e até mesmo falta de brinquedos adequados.
Quando sentir aquela vontade de torcer o pescoço do bicho, siga as sugestões do veterinário Nivaldo Albolea. Você será uma dona melhor - e seu pet, bem mais comportado.
Ele rouba comida da mesa?
. Por que acontece
Os animais têm um faro superdesenvolvido e sentem de longe quando há algo gostoso na mesa. ''Que mal fará pegar um pedacinho?'', devem pensar. Os bichanos, aliás, nem precisam da ajuda da cadeira.
. Como evitar
Borrife água no focinho dele ou jogue no chão uma lata cheia de moedas - o barulho causa desconforto. Eduque seu amigo desde filhote: um adulto dificilmente ressuscitará hábitos proibidos na infância.
Ele adora mastigar as plantas?
. Por que acontece
Cães e gatos têm necessidade de comer plantas. As de gosto ruim são rejeitadas, mas aquelas que têm gostinho bom acabam virando um lanchinho no meio da tarde.
. Como evitar
Espirre água com cravo e canela nos vasos ''proibidos'' (os bichos detestam o cheiro). Em outro recipiente, plante grama ou catnip, que podem ser degustados à vontade.
fonte: www.tititi.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário