22 junho, 2010

Problemas na adolescência


Entendendo ser um passaporte para a fase adulta, muitos jovens estão aderindo o consumo de bebidas alcoólicas cada vez mais precocemente. Muitos, já aos 14 anos de idade, encaram suas "goladas" passando para o primeiro, segundo, terceiro... copo de cerveja, para posteriormente substituir por uma bebida "mais quente".

Como se não bastasse, os lançamentos estilo "ices" parecem sob medida para essa faixa etária o que aparentemente inofensivo, acaba por estimular ainda mais o hábito. O início do consumismo na adolescência é um fator grave que necessita de atenção e seriedade.

Normalmente, o adolescente na puberdade, demonstra um desinteresse familiar, pois este é substituído pelos amigos, fator normal em virtude das próprias transformações da idade.

Quando do primeiro contato com a bebida alcoólica, a maioria dos jovens percebem que conseguem se soltar e mais desinibidos, vão conquistando com maior facilidade amigos e garota (o)s, já integrado em um processo que aos poucos vai se tornando rotineiro, quando não bebe no seu círculo de amigos, inevitavelmente se sente "desturmado" já que naquele momento, de certa forma não esta atuando em prol do modismo (fator que contribui e muito para a ingestão de bebidas).

Como um instrumento de interação social, regado pela imaturidade óbvia, o álcool passa a representar o elemento necessário que do seu ponto de vista, (do adolescente) é o "remédio" para curar suas fraquezas e inseguranças.

Mais resistente o organismo na puberdade, os sintomas da dependência, são bem diferentes dos adultos.

O que no adulto, se caracteriza pelos sinais físicos como tremor, fala enrolada, dificuldade em se locomover com firmeza, já no adolescente, se apresenta com outras características como as mudanças de comportamento.

Por mais que se tenha a vontade de punir ou cobrar-lhe verbalmente, o momento e a forma de efetuar as respectivas cobranças, necessitam de muito tato (embora difícil, diante de alguns casos mais graves).
fonte: eunanet

Nenhum comentário:

Postar um comentário