09 junho, 2010

Google domina internet no Brasil

Os quatro sites mais acessados do Brasil são da gigante americana Google. O www.google.com.br foi a página com mais acessos no país de maio até 22 de agosto de 2009. O Orkut e o Google dos Estados Unidos ficaram em segundo e o terceiro lugares na lista. Na sequência está o YouTube, maior site de compartilhamento de vídeos da internet, seguido do Windows Live Mail, em quinto. Completam a lista, pela ordem, o Google Image, o Globo Esporte, o Globo.com, o UOL e o site MSN Brasil.
A lista foi divulgada em setembro por Bill Tancer, autor do livro “Click” (Ed. Globo) e diretor mundial de pesquisa da Experian Hitwise, no lançamento brasileiro da ferramenta Hitwise, da Serasa Experian, em São Paulo.

O software apresentado hoje — primeiro produto internacional da Serasa desde que foi comprada pela irlandesa Experian, em 2007 — possui 1,5 mil usuários no mundo e permite que empresas tracem um perfil das pessoas que acessam seus sites. A ferramenta disponibiliza informações como de onde vêm os internautas, quanto tempo ficam na página, quais sites visitam quando saem, entre outras. “Possibilita as empresas saberem o que as pessoas estão em busca na internet. Isso facilita na hora de tomar decisões de marketing”, diz Tancer.

O especialista americano, que analisou os hábitos dos internautas brasileiros por 12 semanas, concluiu também que 4% das pessoas que acessam a internet no Brasil procuram sites de conteúdo adulto. Nos Estados Unidos, esse índice é de 7%. Mas, em ambos os países, a tendência é de queda no acesso ao conteúdo pornográfico. “As pessoas ficam mais tempo nas redes sociais hoje em dia”, diz.

Juliano Marcílio, presidente da Serasa Marketing Services, afirmou que a ferramenta Hitwise pode ser usada por empresas de qualquer porte, mas é ideal para aquelas que já estão presente na internet. “Recomendamos que antes de optar pelo Hitwise as empresas façam um teste com as ferramentas gratuitas, como o Google Trends”, disse Tancer. O software será oferecido em pacotes que variam de R$ 70 mil a R$ 80 mil por ano, de acordo com os setores analisados, número de usuários e tipos de serviços.

Sites mais acessados no Brasil
1º Google Brasil
2º Orkut
3º Google
4º YouTube
5º Window Live Mail
6º Google Image
7º Globoesporte
8º Globo
9º UOL
10º MSN Brasil

Fonte: Serasa Experian

Nenhum comentário:

Postar um comentário