04 maio, 2010

Patinação - parte II

Prosseguindo nosso especial sobre patinação

Matéria do site minhavida.com

O esporte surgiu como meio de locomoção: os sapatos com rodinhas eram o meio mais simples de atravessar, durante o inverno, os lagos e canais congelados da Europa.
Hoje em dia, a patinação ganhou a simpatia do mundo tudo e diverte desde atletas profissionais até crianças que mal aprenderam a caminhar.

Dá uma olhada em nossa
Seleção Brasileira de Futins
Existem 3 tipos de patins, usados de acordo com a superfície sobre a qual se quer deslizar: tradicionais (equipados com duas rodas na frente e duas atrás), In-line (cada pé dispõe de 4 rodas alinhadas) e os patins de gelo, em que aminas substituem as rodas.
A patinação, por competição ou hobby, é um exercício aeróbico que trabalha todo o seu sistema respiratório e cardiovascular, emagrece, aprimora o equilíbrio a força, a flexibilidade, a agilidade e resistência.
Além disso, desenvolve a coordenação motora e tonifica, principalmente, a musculatura das pernas e glúteos,
afirma a professora Erika Cordeiro.

É uma ótima forma de reforçar a auto-estima, aliviando o estresse e proporcionando uma sensação de liberdade sem igual.
Com uma hora de patinação, você perde de 300 a 600 calorias.


Equilíbrio x Concentração

Para se equilibrar sobre rodas que não param quietas, é preciso muita concentração. No começo, a orientação de um profissional ajuda a aliviar o medo e mostra como usar o equipamento de forma a prevenir lesões.
As lições incluem a forma correta de executar as passadas de pernas, de pisar e deslizar sobre os patins, fazer as curvas e , claro, de frear com segurança.


Proteja seu corpo

A patinação deve ser feita com equipamentos de proteção: joelheira, cotoveleira, munhequeira e capacete prefira aqueles com ajuste na nuca. Nas ruas, é preciso respeitar as leis de trânsito, se manter sempre na borda da rua (próximo ao meio fio), fazer sinal com o braço quando for virar à esquina, e usar pisca-pisca, como nas bicicletas, preso na roupa.


Manutenção dos equipamentos

Para preservar o seu material, a professora Erika dá as dicas:

- Após patinar, deixe seus patins em lugar arejado;

-Use sempre meias limpas, que acompanhem a altura do cano da bota;

- Evite patinar em piso com areia e na chuva, isso danifica o rolamento. Além disso, o piso molhado deixa as rodas sem aderência, favorecendo tombos

- Não mexa nos rolamentos, a melhor graxa para eles é a que vem de fábrica;
- Quando os patins estiverem muito usados, compre rodas e rolamentos novos e troque.

Primeiros passos

É imprescindível alongar e aquecer o corpo antes de iniciar qualquer atividade física, inclusive a patinação.

Feito isso, fique de pé ao lado de uma barra de apoio , flexione os joelhos levemente e incline um pouco o tronco para frente para evitar uma queda. "Posicione os pés em V e comece a marchar colocando o peso do corpo alternadamente em cada perna.
Aos poucos os patins começarão a deslizar" , incentiva a professora. "E não tenha medo de cair, até os profissionais levam tombos. Por isso, é importante praticar com o equipamento de segurança".


ver também:
Patinação - parte I

Patinação - parte III

Nenhum comentário:

Postar um comentário