13 outubro, 2009

O que é spam, porque ele é prejudicial, para que serve e como ajudar a acabar com ele

O QUE É
O termo Spam, abreviação em inglês de “spiced ham” (presunto condimentado), é uma mensagem eletrônica não-solicitada enviada em massa.

O PREJUIZO
Ao consultar sua caixa postal e pegar suas mensagens você está pagando pelo tempo de uso ao provedor, está pagando pela conexão ao provedor, está gastando energia elétrica e o pior, está gastando seu tempo. Seu provedor precisa disponibilizar espaço em disco e utilizou seu link para receber essa mensagem. Muitos pagaram pelo spam, menos o spammer, que enviou a mensagem quase gratuitamente e gerou um prejuízo para suas vítimas. Calcula-se que o prejuízo mundial causado pelos spams anualmente já esteja na casa dos bilhões de dólares. Alguns solicitam que você responda ou clique em algum lugar para ser excluído da lista. Nesse caso, cabe a pergunta: se você não pediu para ser incluído na lista, então por quê precisa pedir para sair? E tem mais, se você responder a mensagem ou clicar no local sugerido, é até possível que o spammer deixe de enviar spams daquele assunto específico, mas ele colheu uma informação muito valiosa: o e-mail que você solicitou que seja excluído é um e-mail válido e existe alguém que lê os spams que chegam até lá. A chance de que seu endereço vá parar em uma "lista de endereços válidos e autorizados" é muito grande. Portanto, evite solicitar seu descadastramento ou responder a um spammer.

QUAL O OBJETIVO
Conseguir endereços de e-mail válidos para comercializa-los.
São vendidos por aí CD's com endereços de e-mail para fins comerciais, empresas oferecem fazer propaganda efetuadas através de listagens de e-mail's. De que forma voce acha que estes e-mail's foram conseguidos?

COMO EVITAR QUE ISSO CONTINUE
Recebemos todo dia milhares de noticias de pessoas desaparecidas, abaixo-assinados, correntes e todo tipo de artificio utilizado para descobrir e-mail's.
1º Ao repassar um e-mail, ou mesmo envia-lo a sua lista de contatos, use a opção "CCO", que significa "COM COPIA OCULTA". Esta opção da sua caixa de e-mail fará com que cada um, que receba a mensagem não saiba quais foram as outras pessoas que receberam, e consequentemente, nenhum dos e-mail's dos seus amigos será do conhecimento de outros.
2º Se a mensagem que voce recebeu já vier cheia de endereços de e-mail's, ao repassa-la apague todos os endereços e mande apenas a mensagem, usando a CCO.
3º Esta historia de que voce vai ganhar dinheiro se repassar e-mail e por isso tem que deixar os endereços lá pra todo mundo ver é outra tática dos spamers. Comece a pesquisar informações sobre esses e-mail's falsos antes de sair repassando.

São passos simples e que vão ajudar a acabar com este comercio ilegal de e-mail's garantindo sua privacidade e de seus amigos.

Historia de como surgiu o nome Spam

Inicialmente, SPAM eram apenas a marca de um presunto, quando um grupo de comediantes britânicos chamados Monty Python criaram uma cena em um restaurante onde tudo era servido com o tal presunto. Depois disso que SPAM virou sinônimo de coisa indesejada, empurrada a você e quando surgiram as primeiras propagandas por e-mail já se lembraram do presunto SPAM e assim batizaram essa praga do terceiro milênio.

Brad Templeton, autor de vários estudos sobre o assunto, diz que vem daí o sentido do termo: algo que se repete vezes e vezes de maneira excessiva e enervante.

O vídeo do grupo Monty Python, se considerarmos que seja um humor britânico, não é tão ruim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário