11 outubro, 2009

Coritiba faz 100 anos de existência


Com um olho no passado e outro no futuro, o Coritiba entra para rol dos clubes centenários do futebol brasileiro, nesta segunda-feira. O Coxa nasceu no dia 12 de outubro de 1909 como Coritiba Foot Ball Club e introduziu o futebol em Curitiba. A torcida alviverde certamente tem muito do que se orgulhar, pois seu time é o maior ganhador de títulos do Estado, com 33 conquistas, e o primeiro clube paranaense a ganhar um Campeonato Brasileiro de primeira divisão, em 1985.

Por outro lado, os torcedores, por certo, esperavam ter mais motivos para comemorar o aniversário de 100 anos, que apenas as glórias do passado. O Alviverde chega ao seu centenário com muita festa, mas vivendo um momento de incerteza quando ao seu futuro.

Os títulos prometidos para o ano do centenário não se concretizaram. O Coxa passou em branco em todas competições que disputou em 2009: Campeonato Paranaense, Copa do Brasil, Copa Sul-Americana e Campeonato Brasileiro.

Neste último, embora tenha começado uma reação no segundo turno, ainda está ameaçado pela zona de rebaixamento. Há oito rodadas, não consegue sair da 15ª colocação e, quando se esperava um salto definitivo para longe da degola, decepcionou, ao perder em casa por 2 a 1 para o Barueri, no sábado.

A derrota não chegou a empanar a festa, cujos preparativos finais começaram no sábado e seguiram no domingo, com uma carreata, durante a tarde, uma vigília à noite, no Couto Pereira, à espera da virada para a dia 12, o grande dia do centenário.

Nesta segunda, as festividades começam cedo, com a largada da Corrida do Centenário, às 7h30, em frente ao Couto Pereira. As comemorações prosseguem com a inauguração do Espaço 100 Anos, dedicado à história do clube, e uma missa campal. À tarde, o estádio coxa-branca será das crianças e a festa se encerra com um show da banda 100% Paraíba, comandada pelo meia Marcelinho Paraíba.

Ao longo da semana, as homenagens continuam, com um grande jantar, nesta terça-feira, animado pela dupla Zezé di Camargo & Luciano, e um baile de gala, na sexta-feira, no Clube Curitibano.

Veja a programação do dia do aniversário:

- O primeiro evento acontece às 7h30, com a largada da Corrida do Centenário. Serão 10 quilômetros pela capital paranaense. Paralelamente haverá haverá também uma caminhada, de 4 quilômetros. As inscrições para os dois eventos já estão encerradas, mas o estádio Couto Pereira estará aberto para ver a chegada, que será feita no gramado.

- Logo em seguida haverá a inauguração do Espaço 100 Anos. A partir das 12h, o local será aberto ao público, que poderá ver uma exposição de mais de 100 camisas referentes à história do clube.

- Os Padres João Maria e Reginaldo Manzotti celebram, a partir das 11h, a Missa dos 100 Anos.

- Entre às 12h e 18h, haverá brincadeiras exclusivas em comemoração ao Dia das Crianças.

- Às 15h, acontece o confronto Coxa x Coxa, com o técnico Dirceu Krüger comandando uma das equipes e Édison Borges comandando outra. Os times serão formados por atletas da base, profissional e máster.

- Depois disso, a banda 100% Paraíba, comandada pelo meia Marcelinho Paraíba, faz um show exclusivo para o torcedor que estiver presente no Alto da Glória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário