09 junho, 2009

Pão de Açúcar compra Ponto Frio por R$ 824 milhões

Foi concretizada ontem a venda do Ponto Frio ao Pão de Açúcar. Com a aquisição cria-se o maior grupo varejista brasileiro: um colosso de faturamento anual de 26 bilhões de reais e 1 200 lojas.
O Pão de Açúcar retoma, assim, um posto que lhe foi tomado há três anos pelo Carrefour.

O negócio terá um preço final em torno dos 1,3 bilhão de reais: 824 milhões de reais serão pagos a Lily Safra, a controladora, e o restante aos acionistas minoritários.
O Ponto Frio faturou em 2008 4,8 bilhões de reais. A rede é dona de 455 lojas espalhadas por dez estados. Já foi do tamanho da Casas Bahia, com quem disputava o mercado brasileiro cabeça com cabeça. Mas desde o início da década ficou para trás.
Lily Safra tentou várias vezes virar o jogo, mudando equipes, contratando novos executivos, mas nada fluiu como ela esperava - a última tentativa foi Manoel Amorim, atual presidente, que veio da Telefonica há três anos para tentar reerguer a rede.
A negociação iniciou-se no começo do ano, coordenada pela Goldman Sachs.
Na disputa pela segunda maior varejista de eletroeletrônicos do Brasil estavam a Insinuante, o Magazine Luiza e o grupo Silvio Santos.

Em comunicado, a companhia ressalta que, com essa aquisição, o Grupo Pão de Açúcar assume a liderança do varejo brasileiro, com cerca de R$ 26 bilhões de faturamento, mais de mil lojas e 79 mil funcionários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário