13 março, 2009

Ansiedade patológica

" Nos momentos de pressão, precisamos manter a calma e a determinação.
O medo e a ansiedade são os grandes inimigos da transformação. Causam estagnação ou desvios perigosos e, de uma forma ou de outra, impedem o fluxo natural da vida, afastando você da sua capacidade de crescimento pessoal."

A ansiedade é uma sensação natural do ser humano, porém em excesso pode tornar-se um grave problema. Tal sensação pode ser percebida em vários momentos como em uma entrevista pra emprego, a fila do banco, o resultado das provas, o momento de apresentar um trabalho e outras situações.

De forma excessiva, a ansiedade deve ser encarada como um grande alerta, pois normalmente é um sintoma de doenças patológicas que podem comprometer o bem-estar e a vida de uma pessoa. Outros sintomas que acompanham a ansiedade são: fadiga, insônia, dor no peito, dificuldade de concentração, tensão muscular, irritação, má digestão, palpitações entre outros.

Os transtornos de ansiedade abrangem a fobia simples, síndrome do pânico, TOC, fobia social e outras. Cada manifestação possui suas particularidades, porém ambas apresentam a ansiedade como sintoma.

Os tratamentos para os transtornos de ansiedade variam de acordo com o problema. Podem ser tranqüilizantes que anestesiam e diminuem a excitação emocional, antidepressivos que atuam nos neurotransmissores cerebrais e por fim os antipsicóticos que atuam em pessoas com distúrbios graves que comprometem a saúde mental do indivíduo. Tais medicamentos devem ser prescritos por um médico, pois podem causar dependência e agravar o quadro clínico do indivíduo. Normalmente, tais medicamentos somente são vendidos com receita azul, mas ainda existem estabelecimentos que insistem em vender os mesmos de forma ilegal. A receita azul é uma forma de a vigilância sanitária controlar a quantidade de medicamentos de tarja preta que estão sendo utilizadas.

Fonte: BrasilEscola

Nenhum comentário:

Postar um comentário