24 fevereiro, 2009

Carnaval de Florianópolis

O Carnaval de Florianópolis é festejado no aterro da baía sul, próximo a maior ponte pensil da América Latina, a Ponte Hercílio Luz. O carnaval oficial da cidade acontece na passarela "Nego Quirido" (assim mesmo, e não Querido), nome dado à passarela devido ao apelido dado a um antigo sambista da capital catarinense. Cinco escolas de samba desfilam nesta passarela, onde é comum os carros alegóricos com animação dos motivos. O carnaval popular, de rua, é feito a cerca de 500 metros dali, ao redor da praça XV de novembro. A centenária figueira desta praça é testemunha da animação dos chamados blocos de sujos.

Folia para todos os gostos A festa mais popular do Brasil assume várias formas na Capital Catarinense e oferece diversas opções para todos caírem na folia do jeito que quiserem. Antes mesmo de a festa começar oficialmente, os Ensaios e as festas de Pré-carnaval esquentam e preparam o público para os festejos momescos. Nos Clubes da cidade os foliões divertem-se com o mais autêntico Carnaval de salão, nos quais as bandas tocam sambas-enredo, marchinhas e ritmos nordestinos como frevo e axé. O público costuma comparecer à festa fantasiado.
Os bairros são invadidos pelos blocos no Carnaval de Rua, que reúnem moradores e turistas numa grande festa sem hora para acabar. Entre eles, o mais famoso é o Desfile do Bloco dos Sujos, em que os homens se vestem de mulheres e garantem a folia no Centro da Capital. Santo Antônio de Lisboa e Sambaqui são alguns dos bairros que têm tradição de Carnaval. Alguns grupos de Maracatu também se unem aos blocos de rua e emanam as boas energias da música folclórica pernambucana afro-brasileira.
A Passarela Nego Quirido ferve no Desfile das Escolas de Samba, que este ano vem com mais uma escola no grupo especial. A União Ilha da Magia junta-se à Protegidos da Princesa, Embaixada Copa Lord, Unidos da Coloninha e Consulado do Samba para fazer um grande espetáculo. Há também a opção de curtir o Carnaval na praia, à beira-mar, muitas vezes com bandas ou DJs.

Há também várias festas e concentrações voltadas especialmente ao público GLBTS. Já que Florianópolis é considerada um dos principais destinos turísticos dos GLBTS, principalmente nesta época do ano.

As casas noturnas e bares que oferecem programação noturna na cidade têm agenda especial para o Carnaval. Nem todas optam pelo repertório de Samba, o que garante aos "ruins da cabeça ou doentes do pé" - como diria Dorival Caymmi - uma noite com programação alternativa.

Fonte: Wikipedia
Guia Floripa

Veja também:
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário